Demandas e ações para pessoas em situação de rua em Rio Claro serão estudadas por comissão intersetorial criada na última semana pela Prefeitura

Demandas e ações para pessoas em situação de rua em Rio Claro serão estudadas por comissão intersetorial criada na última semana pela Prefeitura

A Prefeitura de Rio Claro instituiu na última semana uma comissão de trabalho intersetorial para pessoas em situação de rua. O grupo reúne membros de várias secretarias municipais, como Desenvolvimento Social, Serviços Públicos, Segurança e Defesa Civil, e Fundação Municipal de Saúde.

De acordo com a portaria assinada e publicada pelo prefeito Gustavo Perissinotto (PSD) na última sexta-feira (12), a comissão vai proceder à análise e estudos sobre as demandas que envolvem a população em situação de rua, propondo ações e o desenvolvimento das políticas públicas voltadas a essa população.

Segundo a titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, pasta diretamente ligada ao tema, Carol Gomes, esta é uma das várias comissões que estão sendo criadas. “Essa nova vai ser uma das entregas desta nova diretoria montada na pasta. Acreditamos que precisamos trabalhar entre as secretarias para termos êxito entre as pessoas em situação de rua. Não dá para concentrar os problemas apenas no Desenvolvimento Social”, afirma a secretária.

Ela cita como exemplo a questão daqueles moradores em situação de rua que também são dependentes químicos. “É uma questão de saúde pública. Então, colocamos os servidores do Caps e do Cead. Também referente a tráfico de drogas, colocamos o setor da Segurança. Esta comissão é a primeira etapa de uma política pública que vamos entregar até o final da minha gestão na secretaria”, afirma.

Até julho do ano passado, no último levantamento divulgado pela Prefeitura de Rio Claro, a cidade tinha cerca de 45 pessoas em situação de rua que são do município. Também há fluxo de pessoas de outras cidades que passam por aqui e formam contingente que hoje gira em torno de 65 pessoas.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Esgoto: reparo interdita trecho da rua 04, no centro, nesta quarta (28)

Mutirão retira mais de 6 toneladas de possíveis criadouros de dengue

Caixa Federal lança concurso com mais de 4 mil vagas disponíveis