Grupo inicia revitalização de quadra

78

Wagner Gonçalves

Localizada no Jardim das Palmeiras, a área destinada à recreação e prática esportiva carece de manutenção e alambrado, por isso moradores do bairro se mobilizaram e tomaram a dianteira
Localizada no Jardim das Palmeiras, a área destinada à recreação e prática esportiva carece de manutenção e alambrado, por isso moradores do bairro se mobilizaram e tomaram a dianteira

As famosas peladas de fim de semana, ou ao menos aquelas que acontecem nas ruas, utilizando traves improvisadas, demonstram o interesse das pessoas pela prática de esportes, em especial pela paixão nacional dos brasileiros: o futebol. Dessa forma, existem algumas localidades que têm áreas destinadas para os munícipes se exercitarem de maneira segura e com mais conforto, por meio das quadras e campos.

No entanto, alguns desses lugares acabam por ficar sem a devida manutenção e se tornam inviáveis para uso. Por isso, o Jornal Cidade recebe relatos de pessoas que pedem por melhorias em áreas de lazer em determinadas localidades do município. Desta vez, um grupo de moradores do Jardim das Palmeiras decidiu fazer diferente e tomou a iniciativa de ir à frente e começar o trabalho por eles mesmos, em prol do bem-estar da comunidade.

A quadra está localizada no Jardim das Palmeiras, na Avenida 3, entre as ruas 10 e 11, e apresenta sinais de degradação pelo tempo e falta de manutenção, o que impossibilita que jovens e adolescentes se utilizem do espaço para diversão e esporte.

Nesse contexto, há pouco mais de um mês e meio, Bruno Gabriel e um grupo de amigos decidiram mudar o visual do local e se propuseram a revitalizar a área. A equipe de reportagem do Jornal Cidade passava pelos arredores, quando foi surpreendida pelo grupo, que estava com enxadas nas mãos e trabalhava para retirar o mato alto do entorno do campo.

A iniciativa chamou a atenção de uma loja que comercializa produtos de pintura. Bruno comenta que a boa ação serviu como impulso para que novas melhorias fossem feitas, pois logo depois “decidimos começar a pintar a quadra, demarcando as áreas, e deixando com uma aparência melhor para jogar”.

Os primeiros resultados surgiram à medida que o local ganhava novo aspecto visual. Em pouco tempo, o local passou a ser frequentado por moradores do bairro e das localidades vizinhas. No entanto, o morador apresenta a demanda: “ainda tem muito o que fazer para melhorar, por isso gostaríamos que as autoridades, a prefeitura nos ajudasse a deixar o lugar em bom estado”. A necessidade de manutenção periódica e mesmo a necessidade de reparos foram destacadas pelos moradores, que pediram pela ajuda dos servidores públicos, como de vereadores.

O JC, em comunicação com a prefeitura de Rio Claro, apresentou a situação sobre o que já foi realizado e os pedidos feitos pela comunidade, no que diz respeito à restauração, bem como ao fornecimento de materiais, como redes para as traves, alambrado e cercas. Em nota, a assessoria de comunicação informou que “a orientação é para que os interessados procurem a Secretaria Municipal de Esportes”, e apresentem as necessidades. Nesses e em casos similares, os munícipes podem ir até a secretaria, que fica na Rua 9, com a Avenida 23, no Bairro do Estádio.

Qual sua opinião? Deixe um comentário: