Foto: Divulgação/PMRC

Para comemorar a data encontro foi realizado nesta quinta-feira

Com a finalidade de acolher mulheres que receberam diagnóstico de câncer de mama, desde 2003 o Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico (Cead) mantém grupo de apoio destinado a este público. Nesta quinta-feira (27) a Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro realizou encontro com mulheres que foram atendidas ao longo destes 20 anos. Além de comemorar os 20 anos do grupo, a atividade celebrou principalmente a saúde e cura destas mulheres.

“Ao longo desses 20 anos, muitas mulheres puderam ser acolhidas neste grupo, trocaram experiências e se fortaleceram para superar a doença”, observa Marta Bianchi, que coordena a Seção de Educação em Saúde, Treinamento e Desenvolvimento (Sestd) da Fundação de Saúde.

No Cead, as participantes frequentam encontros quinzenais e são acompanhadas por psicóloga e técnica de enfermagem. “Esse apoio é muito importante para essas mulheres”, observa Débora Mota Tavares, que coordena o setor de Especialidades da Fundação de Saúde.

A atividade nesta quinta-feira foi realizada no Núcleo Administrativo Municipal. A programação incluiu retrospectiva com fotos e a história do grupo e também relatos em que as pacientes compartilharam a importância do grupo na vida delas.

Mais em Dia a Dia: