A campanha foi realizada novamente pelos voluntários do grupo Mais Vida, de Rio Claro

Laura Tesseti

Na próxima quarta-feira (29), a partir das 16 horas e até as 19h30, os rio-clarenses terão a oportunidade de participar e apoiar um belíssimo ato de amor ao próximo. O Grupo Mais Vida realiza uma nova campanha de doação de sangue e também de cadastramento de medula óssea, no Grêmio da Santa Cruz, localizado na Rua 9, entre as avenidas 8 e 12.

O grupo de voluntários já realizou diversas campanhas de doação de sangue e cadastro de medula óssea no Redome
O grupo de voluntários já realizou diversas campanhas de doação de sangue e cadastro de medula óssea no Redome

“Todo material colhido será enviado ao Hospital Amaral Carvalho, de Jaú”, conta Luciana Sartori, membro do Grupo Mais Vida. Muitas pessoas podem questionar o destino dado ao sangue coletado. “O hospital em Jaú é referência no tratamento de oncologia e atende muitos pacientes de Rio Claro, então tentamos colaborar desta maneira, colhendo e encaminhando o material a eles.”

Luciana completa que pacientes oncológicos, portadores de leucemia e linfomas sobrevivem devido às transfusões de sangue, o que torna o ato da doação extremamente necessário.

Para doar sangue, a pessoa deve apresentar um documento oficial com foto, estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos (menores apenas com o consentimento formal dos responsáveis ou a presença deles), pesar mais de 50 quilos e não estar em jejum.

“É fundamental não ir de estômago vazio, muitas pessoas pensam que é o mesmo que um exame de sangue laboratorial, mas não é. É preciso estar alimentado, mas não com nada muito gorduroso”, fala a responsável pela divulgação das campanhas.

Uma equipe especializada de profissionais coletará o sangue.

“As pessoas que recebem o sangue realmente precisam desse tratamento, essas pessoas correm risco de morte, e doar o sangue que tantos precisam é um ato de amor e de bem”, finaliza Sartori.

Medula óssea

Segundo informações do Instituto Nacional do Câncer, o número de cadastrados no Redome – Registro Nacional de doadores de medula óssea, cresceu muito. E é para isso que o Mais Vida também trabalha, conscientizando e cadastrando a população de Rio Claro e região no sistema.

Na próxima quarta-feira, além da doação de sangue, acontecerá o cadastramento.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.