Grupo de crianças deficientes leva apresentações artísticas a eventos natalinos em Rio Claro

Vivian Guilherme

Foi em 2013, que a Paróquia Nossa Senhora da Saúde contou com uma pequena apresentação com crianças especiais. No ano seguinte, em parceria com a ONG Mais Forte que a Deficiência, o grupo preparou um espetáculo intitulado “Vale das Borboletas”, que foi muito bem recebido pelo público. “O musical foi um grande sucesso, não apenas por serem crianças especiais, mas, sobretudo pela qualidade das apresentações”, comenta padre Antonio S. Bogaz.

Grupo de crianças deficientes leva apresentações artísticas a eventos natalinos em Rio Claro
Grupo de crianças deficientes leva apresentações artísticas a eventos natalinos em Rio Claro

Desde então, essas crianças e jovens sempre apresentam seus números na Paróquia e nas festividades sociais, mesmo em outras cidades. E neste ano, o grupo preparou o musical “Pérolas”, no qual dançam canções típicas de outros povos, balés e danças. “É uma beleza que emociona nosso coração”, exclama o padre.

Bogaz explica que o grupo conta com aproximadamente 15 crianças especiais. “Ao lado delas, o Grupo da Cantata de Natal têm aproximadamente 100 crianças que cantam árias de Natal e uns 30 adultos que acompanham os espetáculos. Na Cantata de Natal, as crianças especiais encenam o Presépio, que faz parte do espetáculo da Cantata de Natal.”

Segundo o professor João Hansen, os ensaios acontecem na Paróquia Nossa Senhora da Saúde e são feitos por setores. André Tenor, com as catequistas ensaiam as crianças da Cantata de Natal. As demais crianças, com as danças e as encenações das danças do musical são ensaiadas por Nanci e Janaina. Os figurinos são feitos por Sueli Muniz, o áudio por Marcos Muniz, o elenco das crianças por Luciana e Cláudia Garrito e várias catequistas, o cenário por Beth e Taniara, a organização por Zé Luis e Sonia Zanon, a maquiagem por Keila e Bruna e tantos mais. “São muitos ensaios. Estão ensaiando há três meses e estamos chegando na hora de apresentar os espetáculos”, comenta o professor que é responsável pela direção geral dos trabalhos.

Padre Bogaz não esconde a felicidade em ver a realização deste trabalho. “É impressionante a emoção que experimentamos quando vemos as crianças cantando. Imagina aquela multidão de vozes, todos coloridos. Imagina ver estas crianças e jovens que mal falavam e hoje fazem espetáculos. A emoção delas nos enleva”, conclui.

Interessados em participar das atividades devem procurar a paróquia, que fica na Avenida 4-A, nº244.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.