Divulgação

Vacina contra gripe pode ser tomada pelos grupos selecionados de segunda a sexta-feira nos postos de saúde do município
Vacina contra gripe pode ser tomada pelos grupos selecionados de segunda a sexta-feira nos postos de saúde do município

A Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro prorrogou a campanha de vacinação contra a gripe até o dia 26 de junho. O anúncio foi feito nessa segunda-feira (15). A decisão foi tomada com base na orientação da Diretoria Regional de Saúde de Piracicaba, que recomendou a prorrogação.

Até o momento foram vacinadas 26.508 pessoas das 40.448 previstas pelo Ministério da Saúde para o município de Rio Claro, o que significa um percentual de 65,40%. A meta da campanha é vacinar 80% da população-alvo.

Com a prorrogação também foram ampliados os grupos indicados. A partir de agora devem receber a vacina os professores e funcionários de escolas (creche, Fundamental e Médio) da rede pública e privada; policiais civis e militares (incluindo bombeiros), funcionários dos Correios e motoristas e cobradores de ônibus.

Os outros grupos são os do início da campanha: crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, mulheres que acabaram de ter filhos (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, idosos e os portadores de doenças crônicas.

As pessoas devem procurar a unidade de saúde mais próxima de suas casas para receber a dose vacinal. Os postos funcionam das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

Prevenção: a transmissão dos vírus Influenza (gripe) acontece pelo contato com secreções das vias respiratórias, que são eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.