Ednéia Silva

O município de Rio Claro decidiu prorrogar até sexta-feira (12) a campanha de vacinação contra a gripe. A decisão foi anunciada nessa segunda-feira (8) pela Vigilância Epidemiológica. A prorrogação da campanha segue orientação do governo estadual, por meio da Diretoria Regional de Saúde de Piracicaba, para que se atinja a meta de vacinar 80% do público-alvo.

Dados da Secretaria de Estado da Saúde mostram que até o dia 3 de junho haviam sido vacinadas 7.593.485 pessoas em todo o estado. A meta é chegar a 11,8 milhões de pessoas vacinadas, o que corresponde a 80% das 14,7 milhões de pessoas que compõem o público-alvo.

Rio Claro também não atingiu a meta de vacinação estabelecida pelo Ministério da Saúde. Levantamento feito pela Vigilância Epidemiológica revela que até o momento foram vacinadas 25.227 pessoas. Esse número equivale a 62,37% do público-alvo, composto por 40.448 pessoas, segundo previsão do Ministério da Saúde para o município.

“A meta da campanha é vacinar 80% da população-alvo, que inclui crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, mulheres que acabaram de ter filhos (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, idosos e os portadores de doenças crônicas”, explica a VE.

A vacina está disponível em todas as unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família do município. Os postos funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. “Existem muitos tipos de vírus circulando, mas os vírus da gripe são dos mais perigosos. A vacina protege contra três dos subtipos do vírus da influenza: H1N1, H3N2 e B”, alerta.

“É muito importante que as pessoas não percam esta oportunidade de tomar a vacina antes da chegada do inverno, prevenindo-se contra as complicações decorrentes da gripe, como pneumonias, por exemplo”, alerta Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.