Portal do Governo do Estado

Diferenciar gripe de resfriado é imprescindível para a nossa saúde, garante o infectologista Ralcyon Teixeira, supervisor do pronto-socorro do Instituto Emílio Ribas (referência no tratamento de doenças infectocontagiosas).

A gripe, por exemplo, pode gerar pneumonia e até levar ao óbito, não podendo dispensar uma consulta médica. Um pré-diagnóstico do próprio paciente pode ser determinante para que ele tome a decisão de procurar atendimento e seja medicado de forma adequada ainda nas primeiras 72 horas do início dos sintomas.

Assim, a partir de algumas dicas, é possível identificar, de forma simples e rápida, as diferenças básicas entre gripes e resfriados. Cinco perguntas básicas para identificar se você tem gripe ou resfriado:

1) Tenho febre: qual a temperatura?

Pode estar relacionada tanto à gripe quanto ao resfriado, mas a diferença fica por conta da intensidade. Resfriados causam febres de no máximo 38 graus, enquanto temperaturas que vão além disso podem ser entendidas como um sintoma claro de gripe;

2) Como começou?

O resfriado se instala de forma lenta e gradativa, enquanto a gripe sempre acontece de forma repentina e rápida, “derrubando” o paciente “de uma hora para outra”.

3) Estou tossindo: como é a tosse?

É um sintoma marcante da gripe, especialmente a tosse seca. Se for este o caso, fique em alerta! Resfriados não causam tosse ou apresentam o sintoma apenas na reta final da doença;

4) Estou espirrando?

O espirro, a coriza e o nariz vermelho, ao contrário do que se imagina, são características bem peculiares do resfriado e não da gripe. Quadros de gripe quase não apresentam irritação relacionada às narinas (vias respiratórias altas);

5) Há quanto tempo estou assim?

Resfriados duram em média de três a quatro dias. Gripes duram em média sete dias.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.