Fachada do prédio da agência do INSS em Rio Claro, que fica na Rua 3, Centro, em frente ao Jardim Público

Ednéia Silva

A greve nacional dos servidores do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), iniciada no dia 7 de julho, alterou o funcionamento das agências do instituto em vários municípios, inclusive na região. Os postos de Araras, Limeira e Piracicaba estão com funcionamento parcial, já que parte dos servidores aderiu à paralisação. Em Rio Claro não há greve e a agência funciona normalmente.

O balanço foi divulgado pelo Sinsprev (Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência no Estado de São Paulo) de Piracicaba. De acordo com a entidade, nas cidades que compõem a base estão com funcionamento parcial Araras, Limeira, Piracicaba e Tietê. Com funcionamento normal: Conchal, Leme, Pirassununga, Rio Claro e São Pedro. As agências fechadas estão localizadas em Capivari, Cerquilho, Laranjal Paulista e Rio das Pedras.

Fachada do prédio da agência do INSS em Rio Claro, que fica na Rua 3, Centro, em frente ao Jardim Público
Fachada do prédio da agência do INSS em Rio Claro, que fica na Rua 3, Centro, em frente ao Jardim Público

O diretor do sindicato, Eduardo Rubio, explica que em Limeira estão sendo atendidas somente as perícias médicas. Em Rio Claro uma nova reunião será realizada nesta terça ou quarta-feira com os funcionários da agência local para discutir a paralisação e uma possível adesão.

Rubio destacou que aos poucos o movimento grevista vem sendo construído. Na sexta-feira (17) a categoria rejeitou a proposta feita pelo INSS de reajuste de 21,3% dividido em quatro anos. Os trabalhadores reivindicam reajuste de 27,6% em uma única parcela. Rubio informa que uma reunião será realizada no Ministério do Planejamento nesta terça-feira (21) em Brasília para discutir o assunto.

Em nota, o INSS informou que até sexta-feira (17) a greve tinha adesão de 3.733 (11,49%) dos 32.487 servidores. Em todo o país havia 734 (45,7%) agências com funcionamento parcial e 256 (16%) fechadas, sendo 88 (33%) e 26 (10%) no Estado de São Paulo, respectivamente. O instituto orienta os segurados a ligar para a Central 135 para obter informações sobre a greve.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.