Doação Sangue

Laura Tesseti

Novamente o grupo de voluntários de Rio Claro, o Mais Vida, realiza campanha de doação de sangue no Grêmio Recreativo da Cia Paulista, na Rua 9, 1.569, no bairro Santa Cruz.

As doações têm início a partir das 18 horas e vão até as 21 desta quarta-feira (20), segundo informações de Luciana Sartori Santos, voluntária do grupo. As doações são em prol do Hospital Amaral Carvalho, de Jaú, cidade que recebe e trata muitos pacientes oncológicos de Rio Claro e toda região.

SÓ SANGUE

Desta vez, Luciana comenta que a campanha será sobre a doação de sangue, pois normalmente o cadastramento de medula óssea acontece juntamente com o trabalho. “Desta vez faremos a campanha de doação de sangue, pois a grande maioria das pessoas que doam no Grêmio já está cadastrada no banco de doadores de medula, pois costuma marcar presença em todas as campanhas. O hospital optou por fazer dessa forma e, quando as campanhas acontecerem em outros pontos da cidade, aí o cadastro de doadores de medula será feito normalmente”, fala a voluntária.

PARA DOAR

A doação de sangue é um ato voluntário que pode salvar vidas. Muitas cirurgias e outros procedimentos médicos podem ser suspensos por falta de sangue.

Para doar sangue, o doador deve: estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos de idade, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (dos 16 até 17 anos incompletos acompanhados pelos pais); apresentar documento de identidade, com foto, emitido por órgão oficial; pesar acima de 50 kg e estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas três horas que antecedem a doação).

Não podem doar pessoas que tiveram hepatite após 10 anos de idade ou com evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: hepatites B e C, Aids (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II, Doença de Chagas e Malária; entre outras situações.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.