Para manter o governo paulista atualizado dos desafios enfrentados diariamente no que diz respeito ao atendimento na rede pública de saúde, comitiva de Rio Claro esteve reunida com o secretário estadual de Saúde David Uip em audiência agendada pelo deputado estadual Aldo Demarchi. O encontro foi na sede da pasta, em São Paulo, na manhã de quarta-feira (20).

Prefeito João Teixeira Júnior, o Juninho da Padaria, e o presidente da Câmara Municipal, André Godoy, encabeçaram a comitiva que contou com os vereadores Val Demarchi e Ruggero Seron e o secretário municipal de Saúde, Djair Francisco.

Diretor técnico do DRS-X (Departamento Regional de Saúde de Piracicaba), Hamilton Bonilha; o coordenador de regiões da Secretaria Estadual de Saúde, Nelson Yatsuda; e Luiz de Mello, que atua na assessoria de David Uip, também participaram do encontro.

Em sua fala, Juninho da Padaria solicitou apoio do governo paulista para aumentar o número de leitos para internações na rede pública ao observar que, além dos 205 mil de habitantes de Rio Claro, o número de pessoas atendidas chega a 250 mil ao contabilizar os moradores da microrregião – Analândia, Itirapina, Ipeúna, Corumbataí e Santa Gertrudes.

“O atendimento ao público na saúde torna-se desafio cada vez mais difícil por conta da demanda crescente”, disse o prefeito ao lembrar que a crise financeira aumentou o número de famílias que perderam planos de saúde e migraram para a rede pública.

Para André Godoy, o apoio do governo paulista é fundamental para que o município possa superar dificuldades e atender a população. “O vereador é o agente público mais próximo da população. É ele que recebe diariamente os pedidos por ajuda no que diz respeito às necessidades de atendimentos emergenciais”, comentou o presidente da Câmara para David Uip. “O município, hoje, já investe na saúde índice bem superior ao determinado pela legislação vigente. Está no limite. Daí a necessidade do apoio do governo paulista”, acrescentou.

Para David Uip, a solicitação feita por Rio Claro é pertinente. O secretário estadual de Saúde externou que a sua equipe técnica fará avaliação do quadro para definir investimentos. “Sabemos do esforço das prefeituras para manterem o atendimento adequado à população. Vamos verificar qual o melhor procedimento para ampliar os leitos em Rio Claro”, enfatizou.

Ao final da reunião, atendendo solicitação do deputado Aldo Demarchi, o secretário estadual disse que técnicos da secretaria farão um estudo para atender o pleito de Rio Claro que beneficiaria a microrregião.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Notícias:

Programa combate lentidão na abertura de empresas

Brasil: número de mortes por ataques de cães cresce 27%