O prefeito Juninho da Padaria (DEM) e o presidente da Câmara André Godoy (DEM) participaram da solenidade, além do Pe. Botteon

Carine Corrêa

O curso de Medicina agora é realidade em Rio Claro. Uma solenidade nessa terça-feira (1º) em Brasília promoveu o credenciamento e autorização dos Cursos de Medicina das cidades de Campo Mourão (PR), Pato Branco (PR), Angra dos Reis (RJ), Novo Hamburgo (RS), São Leopoldo (RS), Araras (SP), Guarulhos (SP), Mauá (SP), Osasco (SP), São Bernardo do Campo (SP) e Rio Claro (SP). “É uma grande vitória para Rio Claro e região”, afirmou Felipe Sigollo, secretário executivo-adjunto do Ministério da Educação (MEC) em exclusividade ao JC.

O prefeito Juninho da Padaria (DEM) e o presidente da Câmara Municipal de Rio Claro André Godoy (DEM) participaram da solenidade, além do padre Luiz Botteon – diretor-geral do Claretiano Faculdade, entidade que oferecerá o curso. “A realização do curso de medicina em Rio Claro torna a cidade uma referência também na medicina, com os alunos tendo contato direto com a comunidade, conforme a filosofia de acolhimento e atenção aos que mais precisam”, comentou Juninho. O democrata ainda agradeceu aos parlamentares pela aprovação do até então projeto. “Foi o primeiro projeto de lei desta nova legislatura”, ressaltou. “Num trabalho conjunto entre Prefeitura e Câmara, fizemos nossa parte para, em parceria com o Claretiano Faculdade, concretizar mais essa conquista para nossa população, um grande impulso à Saúde e Educação de nossa cidade”, ressaltou o vereador André Godoy.

A vereadora Maria do Carmo relembra que em 2013 fez um requerimento sobre o tema no Legislativo, com apoio da Secretaria de Educação do governo anterior. “Haverá um compromisso junto à Santa Casa para fortalecer a saúde do município”, ressaltou.

“Estamos criando condições para que mais médicos cheguem ao interior do nosso país. É o nosso compromisso com a redução das desigualdades regionais também em matéria de saúde”, afirmou Michel Temer no Planalto, às vésperas da votação da denúncia na Câmara.

Mais Médicos

Rio Claro faz parte da lista de 39 municípios brasileiros que vão implantar cursos de medicina dentro do programa Mais Médicos, do governo federal. No total serão criadas 2.355 vagas de graduação, sendo 55 em Rio Claro. A iniciativa tem como objetivo levar as graduações para os locais com maior carência de médicos, segundo informações encaminhadas pela assessoria da administração municipal.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.