O pré-candidato Perissinotto (PMDB) ao centro ladeado pelo possível vice Djalma de Paula, prefeito Altimari e presidentes (Divulgação)

Antonio Archangelo

O pré-candidato Perissinotto (PMDB) ao centro ladeado pelo possível vice Djalma de Paula, prefeito Altimari e presidentes (Divulgação)
O pré-candidato Perissinotto (PMDB) ao centro ladeado pelo possível vice Djalma de Paula, prefeito Altimari e presidentes (Divulgação)

As especulações em torno da sucessão do prefeito Du Altimari (PMDB) começam a dar lugar a fatos. O primeiro deles é que Gustavo Perissinotto caminha forte para concretizar sua candidatura a prefeito, em convenção marcada para o dia 30 de julho.

Os nomes para vice na possível chapa foram reduzidos para um único pré-candidato ao posto e neste caso é o do sindicalista e presidente do PDT, Djalma de Paula. Nome que já tem maioria dos votos dos partidos da base para ser ratificado na convenção. De acordo com o presidente do PCdoB, Luiz Carlos Resende, o nome do sindicalista não foi articulado por um bloco composto pelo PPS, PDT e PCdoB, “mas sim um nome apresentado pelo PDT à Frente Progressista. Assim como outros partidos apresentaram nomes e de forma consensual, a Frente Progressista está encaminhando o nome do Djalma”, opinou o comunista.

A base ainda não conta com apoio formal do PSD – já que o assunto será definido esta semana por dirigentes da sigla na esfera nacional. Na reunião realizada no final de semana, o presidente do PSD, Rogério Marchetti, não apareceu nas fotos divulgadas, ele tentava emplacar o nome do ex-dirigente de ensino Moacir Rossini a vice na chapa de sucessão. Além do PR – que só declarará o posicionamento na convenção partidária. O partido conversa, de forma adiantada, com o PRB, que lançou como pré-candidato o ex-diretor do governo municipal, Sérgio Santoro.

Participaram da reunião o ex-presidente do PMDB, João Vieira; o presidente do PT – Claudinei Ceccato e o vice-presidente Marcos Prado; o presidente do PPS – Reginaldo Breda; representantes do PDT e do PMB. “Eles já possuem os votos para indicar o vice, o que impossibilitava a indicação de um nome mais à direita”, disse um governista à reportagem do Jornal Cidade.

O sindicalista Djalma de Paula esteve 27 anos à frente do Sindicato dos Químicos de Rio Claro, conforme matéria publicada pelo JC este ano.

OUTROS

Entre os outros pré-candidatos é preciso lembrar que a chapa do PV já possui um nome de pré-candidato a vice: Egberto do Carmo; no SDD – Mário Zaia não divulgou nomes a possível vice. No PRB, de Santoro, o partido tem conversado com algumas legendas e mantém tratativas avançadas com o PR. No PSOL, de Airton Moreira, não se divulgou ainda possível vice. O DEM divulgará vice na convenção, dia 21.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.