Laura Tesseti

A beleza dos girassóis encanta todos que passam pelos campos espalhados pela região de Rio Claro. Alguns não resistem e param a viagem para poder fotografar as flores. Foi exatamente o que aconteceu com a funcionária pública Lúcia de Fátima Nunes, de 54 anos.

Além de encher de beleza os campos pela região, os girassóis são utilizados na produção de óleo e de ração
Além de encher de beleza os campos pela região, os girassóis são utilizados na produção de óleo e de ração

Lúcia passava pelo local, um campo de girassóis localizado na estrada que liga Limeira a Mogi Mirim, próximo a Engenheiro Coelho, quando se sentiu atraída pela paisagem. “Senti-me atraída pelo campo de girassóis, pedi a meu esposo para parar o carro e tirar algumas fotos, procurava a paisagem perfeita para representar o momento que eu estou vivendo”, conta. As fotos são de encher os olhos, mas não é só de beleza que os girassóis vivem.

Segundo o secretário de Agricultura, Abastecimento e Silvicultura de Rio Claro, Carlos Alberto de Lucca, a produção de girassóis na região é voltada para a fabricação de composição para ração de animais e também para a produção de óleo de semente de girassol.

“O principal aqui na nossa região de Rio Claro é o plantio para a produção do óleo, utilizado em diversos setores, por aqui não é muito realizado o rodízio da cultura, sem falar que o comércio não é muito bem estruturado, pois a produção e também o plantio não são tão fortes”, explica.

Lúcia de Fátima Nunes aproveitou a paisagem e tirou lindas fotos num dos campos
Lúcia de Fátima Nunes aproveitou a paisagem e tirou lindas fotos num dos campos

Para Lúcia, além de saber dos benefícios que a flor traz para a economia e também para a saúde das pessoas, a reflexão vai além.

“Sabemos das inúmeras utilidades dessa planta, mas ao nos aproximarmos ficamos encantados, um lugar lindo, cheio de cor, luz e por incrível que possa parecer cheio de sons, pois centenas de abelhinhas sobrevoavam aquele amarelo exuberante. Deus nos fala de muitas maneiras e a beleza e a utilidade da flor que segue a rota do sol nos ensinam que a nossa vida não nos pertence, a nossa energia, o nosso brilho têm um propósito e a sabedoria da vida consiste em descobrir e desempenhar a missão que nos foi confiada”, finaliza.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.