Fabíola Cunha

Uadi Mubarac dedicou sua vida ao esporte e, por muito tempo, foi diretor do setor no Grupo Ginástico Rioclarense. Não à toa, o clube homenageia o professor e estudioso das artes marciais com uma sala para a prática das modalidades jiu-jítsu e muay thai. A inauguração do espaço ocorreu na manhã de sábado (5), um dia antes do centenário do GG celebrado no último domingo (6).

A viúva de Uadi, Lourdes Mubarac, esteve presente no evento ao lado da filha Rosana e neto Gabriel. A família acompanhou as palavras dos dirigentes do clube sobre Uadi.

“As artes marciais eram a paixão da via dele e eu sempre o acompanhei nesse trabalho, então vê-lo ser relembrado assim é emoção demais”, diz Lourdes.

O educador físico Fernando Rosalem vai coordenar as atividades e ministrar as aulas, que começaram já na segunda-feira (7). São 7 turmas já completas e há uma lista de espera para o muay thai: “Eu tento disseminar o Gracie jiu-jítsu e tentar fazê-lo reconhecido. O GG é um clube central em Rio Claro e carrega tradições e grande valia”, analisa Rosalem.

O presidente do GG, Ademir Cupido, reforça a importância de Uadi Mubarac para o clube: “Ele foi nosso diretor de esportes por muitos anos e foi ele quem trouxe o judô para o GG, expandindo a prática aqui”, diz.

Biografia

Nascido em Paraisópolis em 11 de dezembro de 1933, Uadi Mubarac começou a se interessar por atividades físicas aos 18 anos, com o levantamento de peso. Ainda jovem, conheceu o judô, esporte ao qual se dedicaria por 50 anos.

Sua dedicação ajudou a difundir e popularizar o esporte no interior de São Paulo, integrando, inclusive, os Jogos Abertos do Interior.

Até os 40 anos, ele participou de competições. Nos últimos ano de sua vida, ministrou aulas na Academia Mubarac e no Colégio Koelle – também nas modalidades de jiu-jítsu, defesa pessoal e ginástica feminina. Com todos os seus conhecimentos e por meio de suas técnicas, foi responsável pela consagração de campeões nacionais e internacionais. O professor, sempre bem-humorado, era considerado por seus alunos como um homem de enorme coração. Ele faleceu aos 67 anos, no dia 9 de dezembro de 2001, em Rio Claro. Uadi Mubarac também foi homenageado pelo município, tendo seu nome em um dos centros de treinamento da cidade, onde são ministradas aulas de artes marciais.

Aniversário

As próximas semanas são de festa no Grupo Ginástico. Dois eventos fazem parte das comemorações do centenário do Ginástico. Para abrir as comemorações, o clube traz, no próximo sábado (12), o Jantar do Centenário, que possui número limitado de adesões à venda. No dia 19, sábado, o clube realiza um evento que tem a cara do verão: o 1º SambaChopp do GG. Com início às 17h, a festa vai até meia-noite com samba de primeira qualidade. Apresentam-se os grupos Tem Fuzuê, Oitava Cor, Jeito Simples e Samba da Aninha.

Os Paralamas do Sucesso

A grande atração da programação especial do centenário do Grupo Ginástico Rioclarense será o show da banda Os Paralamas do Sucesso, grande conhecida do cenário do rock nacional. O show do grupo será realizado no dia 26 de janeiro, um sábado, às 21h, e os ingressos já estão à venda.

Fevereiro

O presidente do Grupo Ginástico Rioclarense, Ademir Cupido, confirmou três shows em fevereiro: a dupla Maiara & Maraísa se apresenta na noite do dia 22 de fevereiro, sexta-feira.

Antes, Jorge Vercillo é a atração do dia 9 de fevereiro, sábado. No dia 16 de fevereiro, sábado, é a vez de Dom Juan subir ao palco do clube. Para todos esses shows os ingressos já estão à venda.

Carnaval

O músico Diogo Nogueira é atração do Baile do Branco e Preto do Grupo Ginástico, que acontece no sábado de Carnaval, dia 2 de março. Segundo o presidente do clube, Ademir Cupido, a ideia é unir a tradição do baile carnavalesco com a força do artista, um dos mais respeitados da nova geração de sambistas brasileiros.

Inaugurado em 6 de janeiro de 1919, o Grupo Ginástico Rioclarense fica na Rua 2, 941. Mais informações: (19) 3522-3344. Para todos os eventos acima, os ingressos já estão à venda.

Veja abaixo entrevista com José Afonso Baldissera e Ademir Cupido, sobre o centenário e programação especial do clube.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.