Geoparque engloba várias cidades da nossa região, como em Analândia.

Trabalho desenvolvido em Rio Claro e região terá destaque na programação

A TV Cultura vai exibir na noite desta quinta-feira (18), a partir das 20h, um programa todo dedicado ao projeto Geoparque Corumbataí. A produção será veiculada na estreia da segunda temporada da série Periscópio. Em seis episódios, a atração fala sobre a jornada de cientistas brasileiros no desenvolvimento de projetos de geoparques brasileiros à Unesco. Um deles é o que é desenvolvido em Rio Claro e mais oito cidades da região, que formam o Geoparque Corumbataí.

Municípios da Bacia do Corumbataí (território do Projeto Geoparque Corumbataí). Fonte: André Kolya (2018).

O cientista Alexandre Perinotto, doutor em geologia, acompanhado por José Eduardo Zaine, Mariselma Zaine e o geólogo André de Andrade Kolya, desenvolvem há décadas uma iniciativa de desenvolvimento sustentável na bacia do Rio Corumbataí. Os estudos convergem para elaboração de um projeto de geoparque que, sendo aprovado pela Unesco, trará um grande benefício à região. Entre os potenciais há a geologia peculiar, com rochas, fósseis, formações geomorfológicas, cavernas e grutas.

Mapa ilustrado da Bacia do Rio Corumbataí (território do Projeto Geoparque Corumbataí). Fonte: Mariselma Zaine (1996), vetorizado por André Kolya (2018).