Divulgação

A Associação dos Geógrafos do Brasil (AGB) de Rio Claro manifestou uma nota em apoio à greve dos professores do Estado de São Paulo. A nota na íntegra segue abaixo:

“O Núcleo Pró-AGB Rio Claro (Núcleo Pró-Associação de Geógrafos Brasileiros, Seção Rio Claro) vem a público manifestar seu apoio à greve de professores da rede estadual de ensino, iniciada em março de 2015. Consideramos um movimento legítimo, em resposta às políticas e diretrizes adotadas do atual governo do Estado de São Paulo de precarização do trabalho docente e desqualificação da educação pública. Entre tantas outras, apontam-se, por exemplo, os cortes orçamentários da Educação, os baixos salários dos professores (a não aplicação da Lei nº 11.738/2008, que institui o Piso Salarial), o desemprego dos professores da categoria “O” (obrigados a ficarem 200 dias afastados sem receber salários), o fechamento de classes e a concomitante superlotação das salas de aula, os empecilhos burocráticos referentes aos processos de aposentadoria, entre muitas outras reivindicações por direitos negados, determinando diretamente a condição da educação pública do Estado. É neste sentido que o Núcleo Pró-AGB Rio Claro não poderia deixar de externar sua solidariedade à categoria em luta, tendo em vista o histórico processo de ineptidão das políticas educacionais no Estado de S. Paulo (como também do País), orientadas, mormente, por princípios neoliberais de racionalização de gastos em detrimento de um direito constitucional, que é a educação pública e de qualidade para todos”.

No último dia 8, uma manifestação foi realizada pelo Sindicato dos Professores do Estado (Apeoesp) no Centro de Rio Claro.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.