Divulgação 

Cerca de 170 alunos da escola municipal Monsenhor Martins, em Rio Claro, recebem orientações nesta sexta-feira (18) do programa Guarda Educacional (Geduc). É parte da programação da primeira semana de atividades do Geduc neste segundo semestre. Um total de 445 crianças do terceiro ano do Ensino Fundamental está sendo atendido pela ação educativa, realizada pela prefeitura. As ações são coordenadas pela Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil e Mobilidade Urbana, por meio da Guarda Civil Municipal.

O tema geral das orientações em sala de aula é “Drogas, não entre nessa”, com ampla abordagem. “Falamos sobre convivência, bullying, Estatuto da Criança e do Adolescente, valores sociais, drogas lícitas e ilícitas, as pressões de grupos e da mídia, e auto-estima”, explica a Guarda Civil Sabrina Christofoletti. Neste semestre cada um desses assuntos está sendo desenvolvido, semanalmente, nas escolas Ephraim Ribeiro dos Santos (segundas-feiras), Marcelo Schmidt (terças), Antonio Maria Marrote (quartas) e Monsenhor Martins (sextas).

Às quintas-feiras o Geduc realiza palestras com temas variados para as unidades de ensino interessadas. Nesta quinta-feira (17) a palestra da Guarda Civil Municipal abordou os perigos do cerol em atividade para estudantes da escola municipal Sérgio Hernani Fittipaldi. Para agendar palestra do Geduc é preciso entrar em contato com a Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil e Mobilidade Urbana pelo telefone 3522-2277, ou encaminhar ofício à pasta.

O Geduc é uma ação da Guarda Civil Municipal no âmbito da prevenção, educando crianças e adolescentes em trabalho conjunto com a Secretaria Municipal da Educação. Além de falar de temas diretamente ligados à segurança pública, como drogas e cerol, as orientações do Geduc também estimulam valores como o respeito, cooperação, amor, solidariedade, humildade, afetividade, auto-estima e paz, para ajudar os jovens a construírem uma visão de mundo saudável e cidadã.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.