Durante as fases do eclipse lunar total, a Lua ficará com aspecto avermelhado/alaranjado

Wagner Gonçalves

No dia 27 de setembro, as cidades da região se preparam para acompanhar um dos mais esperados eventos astronômicos do ano. O eclipse lunar total poderá ser visto em diversas localidades do sul do Hemisfério Sul, e em Rio Claro haverá programação especial com direito a observação com telescópio e informações de forma didática sobre esse e outros fenômenos ligados à Astronomia.

No mês de agosto, alguns eventos já despertaram a admiração de muitos, na chamada Lua Azul e uma das Superluas do ano. Agora, a Lua passará na sombra da Terra, na posição oposta ao Sol, de forma que a encobrirá por completo. O graduando em Física e coordenador do Projeto Escola dos Astros, da Unesp – Rio Claro, Fabrizzio Carlos Anunciato Montezzo, explica que a data será interessante, pois a Lua estará no perigeu, ou seja, no ponto mais próximo da Terra. “Teremos a Lua cheia, uma Superlua e também o eclipse total da Lua. Além disso, teremos a impressão de a Lua estar muito maior ao nascer no horizonte leste”, comentou.

Durante as fases do eclipse lunar total, a Lua ficará com aspecto avermelhado/alaranjado
Durante as fases do eclipse lunar total, a Lua ficará com aspecto avermelhado/alaranjado

Montezzo explica que o aspecto avermelhado em que a Lua se apresenta durante o eclipse se dá pelo fato da refração e dispersão da luz do Sol na atmosfera da Terra. O professor e presidente do Grupo de Estudos Astronômicos de Rio Claro (Gearc), José Dirceu Nardone, comentou que há eclipses lunares anualmente, mas o eclipse total é mais raro, sendo que o próximo só será em 2018. “Na noite do eclipse, as pessoas poderão ver a olho nu o fenômeno, que será muito bonito”, afirmou o professor.

Ele explicou que nos eclipses solares há mais radiação e a luz emitida é direta, sendo necessária proteção. “No entanto com a Lua não tem problema, por ela apenas refletir a luz. Não faz mal algum, todos podem olhar diretamente”, destacou o professor, dizendo que um evento foi programado especialmente para esta data. Organizado pelo Gearc em parceria com a Escola de Astros da Unesp, a observação acontecerá no Centro Cultural, com entrada gratuita.

O EVENTO
O eclipse será longo e terá início a partir das 22h07, em que a Lua começa a ficar mais escura. Às 23h11, o satélite natural da Terra fica totalmente marrom e coberto com a sombra. Logo mais à 00h23, a Lua fica obscura e permanece até à 01h27, quando ela volta a ficar cheia. “Mas desde as 19h o Centro Cultural receberá os visitantes para explicações mais detalhadas”, disse o professor.

Tanto professor Nardone como Montezzo destacaram a importância da presença da população para conhecer mais sobre temas acerca do que envolve o Universo. Painéis serão dispostos na entrada do local, e haverá explicações sobre o Sistema Solar, além de detalhes sobre o eclipse lunar. No pátio interno, cerca de 10 telescópios ficarão posicionados para observação do eclipse e dos monumentos espaciais.

O evento só será cancelado caso o tempo não favoreça e chova. “Divulgaremos durante essa semana na página do evento no Facebook as curiosidades sobre o eclipse e também as causas, o porquê de a Lua ficar avermelhada/alaranjada”, disse Montezzo indicando que os interessados confirmem presença no evento intitulado Eclipse Total da Lua – Rio Claro.

Aos que gostam ou têm curiosidade em se aprofundar em temas como este, o município oferece grupos de observação, às segundas-feiras, para conferir nebulosas, constelações, planetas. Para mais informações, pelo telefone 3534-6740, com o professor Dirceu Nardone.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.