O secretário municipal de Segurança, José Gustavo Viégas Carneiro, no estúdio da Rádio Excelsior Jovem Pan News

Ednéia Silva

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Rio Claro irá implementar uma série de mudanças em suas atividades. Com isso, os guardas municipais passarão a fiscalizar os veículos com som alto nas ruas. A informação foi divulgada nessa segunda-feira (17) pelo secretário municipal de Segurança, José Gustavo Viégas Carneiro, no programa Jornal da Manhã da Rádio Excelsior Jovem Pan News.

De acordo com ele, a guarda terá à disposição decibelímetros que serão fornecidos pela Secretaria de Mobilidade Urbana e Sistema Viário. De acordo com ele, os motoristas poderão ser multados mesmo que os veículos não sejam parados pelo GCM. O secretário afirma que o melhor seria parar o carro para eventuais regularizações, mas se isso não foi possível a autuação poderá ser feita. Para a fiscalização, a corporação irá utilizar veículos descaracterizados.

O secretário municipal de Segurança, José Gustavo Viégas Carneiro, no estúdio da Rádio Excelsior Jovem Pan News
O secretário municipal de Segurança, José Gustavo Viégas Carneiro, no estúdio da Rádio Excelsior Jovem Pan News

Viégas comenta que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, no início deste mês, que as guardas municipais podem fiscalizar o trânsito e aplicar multas. A decisão acaba com antiga discussão a respeito do assunto. Por conta disso, a GCM de Rio Claro pretende criar um pelotão exclusivo ao trânsito para intensificar a fiscalização no município. Essa equipe deverá ter mais homens e viaturas. O secretário explica que a ideia é fazer operação especial de fiscalização nos locais e horários de maior ocorrência de acidentes.

Para liberar mais homens para executar atividades-fim, a GCM pretende remodelar os postos administrativos. Hoje, a GCM tem 150 homens com nove afastados. Desses, 59 estão atuando em serviços burocráticos, 53 em atividades-fim e 29 em postos físicos. No setor de monitoramento, por exemplo, são 22 guardas. O secretário acredita que esse serviço pode ser realizado por outros profissionais, como os vigias, para liberar os guardas municipais para a fiscalização.

O áudio completo está disponível no player abaixo. Clique para ouvir!

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.