A Guarda Civil Municipal (GCM) de Rio Claro comemora 25 anos hoje (sábado). A instituição foi criada em 15 de maio de 1996 e em 1º de julho já teve a primeira turma de guardas formados. Em 14 de outubro do mesmo ano, teve o ingresso de mais 32 profissionais totalizando 52 e, em 1998, outro feito marcante: entraram as duas primeiras guardas femininas na corporação.

Já em 2004 o efetivo e a comunidade como um todo sofreram com a perda de dois de seus integrantes brutalmente assassinados no posto de trabalho do Jardim das Flores. Braga e Bonaldo escreveram o nome na galeria dos heróis e deixaram um legado para os companheiros. Diante das perdas, a visão sobre o trabalho desenvolvido começou a mudar e dois anos depois houve a mudança da nomenclatura de Guarda Municipal para Guarda Civil Municipal e a aprovação do armamento para os agentes, além de outras séries de benefícios.

Em 2007 os guardas passaram por instrução e treinamento de tiro e a instituição passou a ser armada, sendo que no ano seguinte teve seu efetivo dobrado após dois concursos públicos. Outro marco ocorreu em agosto de 2014, quando foi criada a Lei 13.022 que foi editada com o fim de instituir uma norma geral para a legalização da atuação das Guardas Municipais que há tanto tempo exerciam a função de prover segurança pública no país.

A GCM tem várias equipes especializadas: o Canil, GAM – Grupo de Apoio com Motos, Patrulha Maria da Penha, Ambiental e Animal, esta última criada agora em 2021. Na segunda-feira (17), uma solenidade na sede da GCM irá celebrar a data com a presença do prefeito e autoridades

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.