Equipe da GCM tem especialização em adestramento e treinamento de cães para detecção de drogas, armas e explosivos, além de figuração e proteção à comunidade.

Segurança

Parte do treinamento dos cães da Guarda Civil Municipal de Rio Claro passou neste início de ano a ser feita no Lago Azul, um dos principais e mais movimentos parques da cidade. “Além de aprimorar o trabalho do canil da GCM, a iniciativa encorpa nossos esforços para incrementar a segurança nos locais de grande concentração de pessoas”, explica o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Marco Antonio Bellagamba.

O munícipe José Carlos, frequentador do Lago Azul, aprova a presença da GCM com os cães naquele espaço. “Ajuda a inibir usuários de drogas e acho que estimula as famílias a frequentarem o local”.

Com 13 anos de atividade, o canil da Guarda Civil de Rio Claro virou referência no estado de São Paulo, com integrantes que ministram cursos para formação de profissionais nas guardas municipais de Araras, Americana, Artur Nogueira, Charqueada, Cosmópolis, Limeira, Leme, São Pedro, Ribeirão Preto, entre outras.

“Desenvolvemos ações preventivas e ostensivas com os cães”, explica o GCM Palma, coordenador do canil. “Também realizamos trabalhos de natureza social e educativa”, acrescenta Palma, que é integrante da comissão organizadora dos campeonatos intercanis das guardas civis municipais do Brasil, atuando como juiz em provas de faro e detecção.

O trabalho prático desenvolvido pelo canil da GCM também tem repercussão regional. A equipe deu apoio em casos famosos como a apreensão de pasta base de cocaína na cidade de Ipeúna.

A equipe do canil conta com oito guardas civis, todos com curso de cinofilia e especialização em áreas como adestramento, detecção de drogas, armas e explosivos, figuração e proteção. Médico veterinário também integra o grupo de GCM’s do canil.

Dos sete cães do canil da GCM, cinco são pastores belgas malinois – Thor, Safira, Athila, Ágatha e Zeus. Os filhotes Phanton e Mas são pastores holandeses.

Os cães têm participação ativa nas ações de segurança da cidade e trabalham em eventos esportivos, festas populares, desfiles cívicos. São treinados para agir em casos de distúrbios civis e para farejar entorpecentes, entre outras atividades.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.