Dutos da unidade de processamento de gás natural no pólo industrial de Guamaré. Foto: Agência Petrobrás

Queda no valor para indústria chega em setembro; Aspacer reforça que valor final para a indústria consumidora ainda dependerá de outros elementos

A Petrobras anunciou uma medida que deve impactar positivamente as indústrias consumidoras de gás natural no Brasil. A partir de 1º de agosto, o preço do metro cúbico de gás natural vendido às distribuidoras sofrerá uma redução de 7,1%. Essa mudança tem o potencial de beneficiar especialmente o setor cerâmico, que é o segundo maior consumidor industrial de gás natural no país, além de outros segmentos da indústria da região de Rio Claro, usuárias do gás natural.

De acordo com a estatal, os contratos com as distribuidoras preveem atualizações trimestrais. Segundo a Petrobras, o preço do petróleo no mercado internacional e taxa de câmbio permitiram redução. Para o trimestre de referência, disse a empresa, o petróleo teve queda de 3,8% e o câmbio apreciação de 4,8%. A última vez em que o preço foi atualizado foi em 1º de maio, quando houve redução de 8,1%.


A Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento (Aspacer) reforça que, embora a redução nas distribuidoras seja um fator positivo, o valor final para a indústria consumidora ainda dependerá de outros elementos. “Após a chegada do gás à distribuidora, serão aplicados tributos federais e estaduais, além da margem de lucro de cada revendedora ou distribuidora de gás canalizado. Portanto, o impacto real no setor será percebido somente quando essa redução chegar efetivamente ao consumidor final, em setembro”, destacou o gerente de Relações Institucionais da Aspacer, Luis Fernando Quilici. É importante destacar que a redução anunciada pela Petrobras não se aplica ao gás de cozinha (GLP), e as tarifas de gás canalizado são submetidas à aprovação das agências reguladoras estaduais.