Instituição na Vila Paulista presta apoio à crianças e adolescentes com câncer e conta com auxílio da população

Lucas Calore

Instituição na Vila Paulista presta apoio à crianças e adolescentes com câncer e conta com auxílio da população
Instituição na Vila Paulista presta apoio à crianças e adolescentes com câncer e conta com auxílio da população

Na última quarta-feira (8), foi comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer. A data alerta toda a sociedade para a importância de manter uma vida saudável e também volta a atenção para as pessoas não deixarem de se consultar com um médico para um possível diagnóstico precoce.

Em Rio Claro, o GACC – Grupo de Apoio à Criança com Câncer, é uma instituição de apoio que atende crianças e adolescentes, de zero a 24 anos, portadores de neoplasias benignas ou malignas e doenças hematológicas crônicas, bem como a suas famílias. Fundado em 1997, já atendeu mais de 200 assistidos de Rio Claro e região.

O GACC tem um papel fundamental, que é garantir que o assistido se adapte ao tratamento e possa efetivá-lo com o menor prejuízo possível para o seu desenvolvimento biopsicossocial.

Segundo a assistente social Lilian Roberta Minotti Jorge, atualmente a instituição conta com 85 assistidos que têm acesso à transporte, centros de tratamento, medicamentos, suplementos alimentares, exames laboratoriais e de alto custo, além de tratamento complementar, como, nutricionista, fisioterapia e fonoaudiologia.

Além disto, também oferece apoio psicológico e social, aulas de teclado, bateria e piano, aulas de informática, inglês e reforço escolar. O GACC de Rio Claro também realiza distribuição de cestas básicas e complementos alimentares para os assistidos e seus familiares mediante avaliação social, tudo de forma gratuita.

Apesar de toda essa estrutura, muita gente ainda não conhece a instituição. Mesmo com campanhas ativas em locais com potencial de assistidos, como postos de saúde, hospitais e escolas. Atualmente, o GACC realiza campanhas voltadas para captação de recursos. Hoje conta com serviço de telemarketing e eventos realizados ao longo do ano para geração de renda, além de parceria pública e privada.

Para a assistente social Lilian, o combate ao câncer é uma luta diária, sem tréguas. “Aos que de alguma forma convivem com a doença ou com alguém em tratamento tem isso muito latente, e percebe o quanto para o doente e seu núcleo familiar o momento é difícil”, afirma.

A profissional alerta também que o apoio das pessoas é muito necessário nestes momentos. “Todos podem ser importantes nesta luta, seja participando de pesquisas, numa visita voluntaria aos doentes com palavras de conforto, ou com a participação com valores para que tudo isso possa ser possível”, conclui.

O GACC Rio Claro fica na Avenida P-17, 253 na Vila Paulista. Mais informações no site www.gacc-rc.org.br.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.