Os candidatos que prestaram o Vestibular 2018 da Fuvest já podem matar a curiosidade. O resultado final da seleção para ingresso na Universidade de São Paulo (USP) foi publicado nesta sexta-feira, 2 de fevereiro.

Confira a lista: http://www.fuvest.br/category/fuvest/vestibular-2018/lista-de-aprovados-e-treineiros/

A primeira etapa da matrícula dos aprovados é online e será realizada das 9h de 5 de fevereiro às 15h59 do dia 6 seguinte.

Após a etapa virtual, os candidatos terão que entregar a documentação de matrícula no Serviço de Graduação da Unidade para o qual foram aprovados. Esta fase será em 15 e 16 de fevereiro.

Durante a matrícula presencial, os novos estudantes da Universidade de São Paulo (USP) terão que entregar foto 3×4, datada, tirada em menos de um ano, além dos originais e cópias dos seguintes documentos:

– Certificado de Conclusão do Ensino Médio;
– Histórico Escolar do Ensino Médio;
– CPF;
– Documento de identidade.

Todas as chamadas do Vestibular da Fuvest exigem que o participante marque uma das opções a seguir:

1) matriculado satisfeito;
2) matriculado aguardando nova convocação;
3) desistente aguardando nova convocação.

As informações sobre cada opção podem ser vistas no Manual do Candidato.

Próximas chamadas

Os candidatos que não foram convocados nesta primeira chamada terão a chance de conseguir uma vaga nas seguintes datas:

2ª chamada: 8 de fevereiro
3ª chamada: 22 de fevereiro
4ª chamada: 27 de fevereiro
5ª chamada: 2 de março
6ª chamada: 8 de março
7ª chamada: 15 de março
8ª chamada: 22 de março

As duas últimas chamadas são resultado das manifestações de interesse nas respectivas reescolhas.

Vagas

Os convocados nesta lista de hoje farão as matrículas para as 8.402 vagas da USP. Destas, 1.088 (37%) são reservadas para candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas (EP) e, dessas, 745 são destinadas a alunos pretos, pardos e indígenas (PPI).

No Sistema de Seleção Unificada (SiSU), cujo resultado foi divulgado no dia 29 de janeiro, foram oferecidas mais 2.745 vagas: 423 para ampla concorrência; 1.312 para estudantes EP; e 1.010 para EP/PPI. Várias vagas do SiSU sobraram por falta de candidatos aptos e serão repassadas para o vestibular Fuvest.

As vagas da USP estão distribuídas nas escolas e unidades de São Paulo, Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos.

Disputado em todas as cidades com oferta, o curso de Medicina ocupou os três primeiros lugares da concorrência do vestibular Fuvest 2018, obedecendo a seguinte ordem: São Paulo, Bauru e Ribeirão Preto. A graduação é novidade no município de Bauru.

Audiovisual e Psicologia fecharam os cinco cursos mais concorridos deste vestibular da Fuvest.

Inclusp

O Vestibular da Fuvest possui o Programa de Inclusão Social da USP (Inclusp). A iniciativa é uma bonificação nas pontuações da primeira fase e na composição da nota final para estudantes de escolas públicas.

A iniciativa já é tradição no Vestibular da Fuvest. Além de aumentar a pontuação dos estudantes de escolas públicas, os egressos da rede pública autodeclarados pretos, pardos e indígenas contam com bonificação extra.

Vestibular

O maior Vestibular do Brasil contou com duas etapas gerais, sendo a primeira em 26 de novembro de 2017 e a segunda entre os dias 7 e 9 de janeiro.

Na primeira fase, mais de 125 mil candidatos responderam 90 questões objetivas sobre Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português e Química, sendo algumas interdisciplinares.

Os classificados para a segunda etapa foram conhecidos em 18 de dezembro. Na última etapa geral do Vestibular, mais de 21 mil concorrentes fizeram as provas para ingresso na USP. O conteúdo foi dividido em questões discursivas de matérias do ensino médio, testes específicos aos cursos escolhidos e redação.

Os cursos de Música e Artes Visuais tiveram as provas de habilidades específicas antecipadas em outubro de 2017, enquanto Artes Cênicas contou com esta etapa entre os dias 10 e 12 de janeiro.

Saída da Santa Casa

Após décadas de parceria, a Fuvest não foi responsável pelo preenchimento de 120 vagas da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). O ingresso na instituição passou a ser feito por provas da aplicadas pela Vunesp.

Mais informações no Manual do Candidato.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.