O município de Rio Claro inicia nesse sábado (20) a entrega de 400 aparelhos auditivos, numa ação coordenada pelo Fundo Social de Solidariedade. As 18 primeiras pessoas, de mais de 200 contempladas, irão passar por consulta com fonoaudióloga para que os aparelhos sejam ajustados às necessidades de cada uma e então os equipamentos serão liberados aos pacientes. A colocação dos aparelhos nos demais pacientes já está sendo agendada e deve ser realizada em breve.

“Seguimos os procedimentos necessários para que cada um possa fazer o melhor uso do aparelho e passe a ter melhor qualidade de vida”, observa Paula Silveira Costa, presidente do Fundo Social. Os 50 primeiros termos de doação dos aparelhos foram assinados em dezembro, em seguida os beneficiados passaram por consulta para a realização de audiometria e pré-moldagem, que foi enviada ao fabricante.

“A saúde é prioridade em nossa administração e esta é mais uma ação que demonstra a seriedade com que o trabalho está sendo feito para atender quem mais precisa”, destaca o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

Os equipamentos com os moldes de silicone confeccionados pela empresa chegaram nesta semana e no sábado será feita a colocação.  “De maneira geral, estes pacientes apresentam deficiência de moderada à severa e o aparelho proporciona qualidade de som próxima à do normal, o que para estas pessoas representa um ganho muito grande”, ressalta a fonoaudióloga Karina Paula Teciano de Carvalho.

No total, 400 aparelhos auditivos foram adquiridos pelo Fundo Social para atender quem aguardava em fila de espera, sendo esta a maior entrega de aparelhos auditivos já realizada pela prefeitura. Algumas pessoas esperavam o atendimento desde 2013. O investimento do município na aquisição dos aparelhos foi de R$ 210 mil e a iniciativa tem apoio das secretarias municipais de Desenvolvimento Social e de Saúde, por intermédio do Centro de Habilitação Infantil.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.