Representantes dos grupos de terceira idade e de entidades ligadas ao setor se reuniram com a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Rio Claro, Paula Silveira Costa, para discutir o calendário de eventos voltados para os idosos neste ano. A reunião foi realizada nesta terça-feira (27) no paço municipal com participação das secretárias de Cultura, Daniela Ferraz, e de Desenvolvimento Social, Érica Belomi, que também desenvolvem atividades destinadas a esse público.

Algumas atividades já estão definidas, como a participação de Rio Claro nos Jogos Regionais do Idoso (Jori), piquenique e a Pizza Solidária que será realizada em abril. No momento o Fundo Social vende adesões de pudim (R$ 30,00) cuja renda será revertida para o trabalho social realizado pelo órgão. O ônibus será novamente disponibilizado para viagens de lazer dos idosos e o agendamento de datas será realizado pelo telefone 3526-7107 ou pessoalmente no Fundo Social.

“Conseguimos realizar várias atividades no ano passado e pretendemos fazer ainda mais neste ano. Espero contar com o apoio de cada um de vocês para que possamos juntos desenvolver ações e projetos que atendam suas necessidades”, declarou Paula Costa na abertura da reunião.

Érica Belomi destacou que a Secretaria de Desenvolvimento Social oferece atendimento para os idosos, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e também de parcerias com instituições. “Precisamos que os idosos nos informem suas necessidades para que possamos executar políticas públicas que atendam essas carências”, afirmou. 

Para Daniela Ferraz, as políticas públicas para os idosos são um direito dessa população. “Estamos fazendo um levantamento de programas estaduais e federais para ter um diagnóstico sobre as necessidades desse público, com o objetivo de desenvolver ações mais assertivas de atendimento aos idosos”, informou.

Na reunião desta terça-feira (27) foi apresentada a nova assessora municipal de Políticas Públicas para os Idosos: Néia Magalhães. “Estou chegando com muita vontade de aprender e realizar”, declarou Néia, informando aos idosos que está aberta ao diálogo.

Do evento também participaram Elisa Maria Machado Terra, presidente do Conselho Municipal do Idoso; Benito Manchado, da Casa dos Conselhos; Luiz Fernando Moreira, da Secretaria dos Esportes e Turismo que coordena a delegação para o Jori; além de representantes dos grupos de terceira idade e entidades.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.