Pacientes são atendidos no Centro de Triagem em RC

Divulgação

Pessoas que costumam viajar em férias, negócios e outros compromissos, principalmente para áreas com maior incidência de chikungunya e zika vírus, devem ter muito cuidado para não correr riscos.

O alerta é da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro, que tem intensificado o trabalho de conscientização da população sobre dengue e doenças correlatas.

Com o período de férias e a proximidade do carnaval a atenção deve ser redobrada, mas o alerta vale para qualquer momento, pois o país passa por um período muito sério com as doenças transmitidas pelo Aedes aegipty.

Em caso de febre alta, dor de cabeça, dor nos olhos, vermelhidão, cansaço, dor nas articulações, vômitos, nauseas e diarreia; sangramentos e dor abdominal intensa, a pessoa deve procurar ajuda médica, imediatamente.

A Vigilância Epidemiológica também orienta para a pessoa ingerir bastante líquido e não tomar medicamentos com Ácido acetilsalicílico como AAS, Aspirina e Sonrisal. Caso o viajante observe os sintomas ao regressar da viagem deve procurar a assistência médica.

Dentro de alguns dias a Fundação de Saúde de Rio Claro irá desenvolver um trabalho de orientação nas agências de viagem informando sobre os riscos de dengue, chikungunya e zika vírus.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.