Medicamentos foram entregues no Serviço Especializado em Prevenção e Assistência (Sepa)

Divulgação

O secretário de Saúde de Rio Claro, Geraldo de Oliveira Barbosa, esteve reunido com pacientes portadores de Hepatite C na tarde de quarta-feira (30), no Serviço Especializado em Prevenção e Assistência (Sepa) para esclarecimentos e entrega dos novos medicamentos fornecidos pelo Ministério da Saúde. A reunião foi acompanhada pelo chefe de gabinete Edison Rodrigues Filho.

O novo Protocolo Clínico para tratamento da Hepatite C é de altíssimo custo e prevê que os novos medicamentos sejam disponibilizados aos pacientes com co-infecção HIV/Hepatite C, aos pós-transplantados de fígado e outros órgãos, cirrose descompensada, pré e pós-transplante e pacientes com má resposta à terapia com Interferon ou que não se curaram com tratamento anterior e outras indicações específicas. Esta estratégia possibilitará que o dobro de pacientes atualmente em tratamento sejam beneficiados.

A Fundação Municipal de Saúde trabalhou para garantir o tratamento dos pacientes com a nova geração de medicamentos, desenvolvendo ações para viabilizar a incorporação e dar sustentabilidade ao acesso para todos os pacientes ao tratamento medicamentoso.

Medicamentos foram entregues no Serviço Especializado em Prevenção e Assistência (Sepa)
Medicamentos foram entregues no Serviço Especializado em Prevenção e Assistência (Sepa)

“A equipe do Sepa se desdobrou, fez um trabalho reconhecido com os pacientes de Hepatite C e a recompensa veio com a liberação desses 23 tratamentos para Rio Claro de um total de 47 enviados à Regional de Piracicaba, que reúne 26 municípios. Esse é um momento muito importante de promoção da assistência SUS, pois só ele oferece esse tratamento, o setor privado não”, informou Geraldo Barbosa durante o encontro.

A coordenadora do Sepa, Neide Outeiro Pinto, esclareceu que a meta do Ministério da Saúde é ampliar a assistência às hepatites virais, minimizando as restrições impostas pelo tratamento anterior. “A nova terapia garante ao paciente mais conforto e qualidade”, observou.

O tratamento colocado à disposição tem 90% de eficácia comprovada e vai exigir de cada paciente o comprometimento em seguir todas as regras clínicas, pois o Sepa fará um acompanhamento rigoroso durante o protocolo.

Nos meses de janeiro e março de 2016 o Ministério da Saúde irá receber os 18.000 tratamentos restantes complementando a meta. Além deste quantitativo, o Ministério da Saúde tem orçamento previsto para a aquisição de 27.000 tratamentos para o mesmo ano.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.