Da Redação

Na tarde desta sexta-feira (1º), a Fundação Municipal de Saúde confirmou a terceira morte em decorrência da H1N1 em Rio Claro. Trata-se de paciente do sexo masculino, 45 anos, sem doença pré-existente e que não tomou a vacina da gripe. Boletim da Vigilância Epidemiológica emitido nesta tarde de sexta-feira (1º) registra 17 casos confirmados de H1N1 em Rio Claro.

As autoridades de saúde de Rio Claro reforçam o alerta sobre estados gripais e a necessidade da população procurar ajuda médica quando apresentar os sintomas de febre, tosse, dor de garganta, dor de cabeça e dores no corpo. Existe o agravamento do quadro clínico quando a pessoa observar dificuldades respiratórias.

 Os cuidados devem ser redobrados no período do frio. A Vigilância Epidemiológica de Rio Claro informa algumas prevenções contra a gripe:

– Evitar aglomerações e ambientes fechados;

– Cobrir sempre o nariz e a boca ao tossir ou espirrar (usar lenços descartáveis ou proteger com o braço).

– Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;

– Lavar as mãos com freqüência com água e sabão ou utilizar álcool em gel;

– Manter uma boa alimentação e hábitos saudáveis.

– Grávidas, crianças, portadores de doenças crônicas e idosos são mais vulneráveis às complicações da gripe, portanto, atenção especial.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.