Fachada do prédio do Museu do Eucalipto, que fica junto à sede da Floresta Estadual - FEENA

Ednéia Silva

Fachada do prédio do Museu do Eucalipto, que fica junto à sede da Floresta Estadual - FEENA
Fachada do prédio do Museu do Eucalipto, que fica junto à sede da Floresta Estadual – FEENA

Rio Claro tem o privilégio de ter uma floresta dentro da cidade e o único Museu do Eucalipto do mundo. No entanto, os casarões da Floresta Estadual “Edmundo Navarro de Andrade” (Feena) precisam de investimentos para sua preservação. O mesmo vale para o museu, que possui em seu acervo 39 anos de pesquisa sobre eucalipto, além de móveis e objetos feitos de madeira da árvore.

Diante das especulações que são feitas sobre a situação do acervo do Museu do Eucalipto, o JC procurou a Fundação Florestal, entidade responsável pela gestão da Feena, para obter informações sobre o fato. De acordo com a assessoria de imprensa da Fundação Florestal, o acervo do museu precisa de atenção e cuidados especiais que só podem ser dados por equipe especializada. Segundo o órgão, existem projetos que preveem a contratação desses serviços.

Questionada sobre o que vem sendo feito para preservar o museu e seu acervo, a Fundação Florestal respondeu que “o acervo do complexo museológico da Feena tem sido protegido da ação do tempo seguindo-se práticas recomendadas para sua melhor preservação”. A entidade disse ainda que busca alternativas viáveis para viabilizar a restauração do museu.

O Museu do Eucalipto é dividido em 16 salas e reúne o resultado de 39 anos de pesquisas desenvolvidas pelo engenheiro agrônomo paulistano Edmundo Navarro de Andrade (1881-1941), fundador do então chamado Horto Florestal que passou, em 2000, a ser denominado Floresta Estadual, que visa ao manejo sustentável dos recursos, à pesquisa e à visitação pública. No local são desenvolvidas pesquisas com o eucalipto.

O museu é visitado por pesquisadores nacionais e estrangeiros, estudantes e público em geral. As visitas são monitoradas e devem ser agendadas antecipadamente pelo e-mail [email protected]. De acordo com a Fundação Florestal, o Museu do Eucalipto recebe de 500 a 1.000 visitantes por mês.

Fundado em 1916, o Museu do Eucalipto está prestes a completar 100 anos. A Fundação Florestal informou que está preparando uma programação especial para celebrar o centenário. “Os encaminhamentos para o protocolo das comemorações alusivas ao museu do eucalipto já estão em andamento”, declarou, sem dar maiores de detalhes sobre o fato.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.