A Fundação Municipal de Saúde registra aumento na procura por inalação (foto: Arquivo JC)

Lucas Calore

A Fundação Municipal de Saúde registra aumento na procura por inalação (foto: Arquivo JC)
A Fundação Municipal de Saúde registra aumento na procura por inalação (foto: Arquivo JC)

As baixas temperaturas voltam a deixar a população em alerta. Isso porque, às 06h40 dessa segunda-feira (18), os termômetros registraram apenas 2,1°C em Rio Claro, de acordo com informações do Centro de Análise e Planejamento Ambiental (Ceapla) do Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE) da Unesp.

Saúde

Questionada, a Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro afirmou que o Pronto-Atendimento do bairro Cervezão tem registrado uma média diária de 60 inalações, um aumento de 8% em relação aos meses de janeiro a abril.

Enquanto isso, o número na UPA, que fica Bairro do Estádio, é mais do que o dobro, ficando em 150 inalações por dia registradas neste período de inverno. Já nos outros meses esse número cai para 50 a 60 inalações. A Vigilância Epidemiológica orienta as pessoas a procurarem a unidade de saúde em caso de alergias e irritações provocadas pelo clima.

Mais frio

A previsão para os próximos dias ainda é de frio. Nesta terça-feira (19) e quarta-feira (20) as mínimas devem chegar a 5°C e as máximas a 21°C. Na quinta-feira (21) uma ligeira melhora deixa a mínima em 9°C e a máxima em 23°C.

Segundo a técnica do laboratório do Ceapla, Vania Bordotti, há uma massa de ar seco e frio sobre o Estado de São Paulo, que causa o declínio nas temperaturas e deixa o tempo estável, sem previsão de chuva para esta semana.

O que fazer?

Siga as dicas para evitar problemas na saúde durante os dias frios de inverno: Procurar limpar os móveis com pano úmido, assim a poeira é recolhida e não se espalha; Manter recipientes com água e uma toalha imersa podem ajudar a umidificar o ambiente, porém, no dia seguinte, a água deve ser usada para regar as plantas. Lavar a bacia com bucha e repor a água, evitando criadouro do mosquito da dengue; Aumentar a ingestão de água, sucos naturais, água de coco e chás frios. Idosos e crianças desidratam-se com muita facilidade, portanto água deve ser oferecida de horário em horário. Um acamado, por exemplo, precisa receber água em pequena porção, várias vezes ao dia, assim como o cuidador de crianças recém-nascidas precisa ficar atento ao número de vezes que os bebês urinam.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.