Mesmo com péssima arbitragem, que não marcou pênaltis para ambos os times, mais uma vez, Rubro-Verde perde muitos gols e encerra sua participação na série A-2, enquanto que o Penapolense escapa do rebaixamento

Matheus Pezzotti

Os 20 times se enfrentam em turno único em 19 rodadas, classificando os oito melhores para as quartas de final. os seis piores serão rebaixados para a A-3
Os 20 times se enfrentam em turno único em 19 rodadas, classificando os oito melhores para as quartas de final. os seis piores serão rebaixados para a A-3

Assim como a série A-1, a série A-2 do Paulista também sofreu mudanças para 2016. No Conselho Arbitral realizado na tarde desta segunda-feira (9), na sede da Federação Paulista de Futebol (FPF), em São Paulo, as principais novidades são o retorno do quadrangular final, mas com a realização de mata-mata com os oito melhores times classificados, iniciando desta forma as quartas de final. Nesta fase e na semifinal, haverá jogos de ida e volta e a final será realizada em jogo único.

Os 20 times estiveram representados na sede da FPF e pela maioria dos votos, ficou decidido pela realização da primeira fase em 19 rodadas por pontos corridos em turno único para definir os classificados e rebaixados. A divisão terá apenas dois acessos para a elite do futebol paulista e os seis piores disputarão a série A-3 em 2017.

A inscrição, que poderá ser realizada até dia 04 de março, foi mantida com limite de 28 jogadores por clube, sendo três goleiros e 25 de linha, com substituição do jogador somente em caso de lesão, constatada mediante a apresentação de laudo médico.

Também ficou definido que na próxima temporada, os treinadores dos times não poderão assumir outro rival da mesma divisão.

Da mesma maneira que o Paulistão, a série A-2 do Paulista começará no dia 31 de janeiro e terminará no dia 08 de maio.

ATIBAIA NA A-3
A FPF confirmou a ausência do Atibaia na A-2 por não contar com um estádio que cumpra as exigências da competição que é de ter capacidade mínima de 8 mil lugares. Atualmente, o estádio municipal Salvador Russani tem capacidade para apenas três mil torcedores.

O Falcão sequer contou com representantes no Conselho Arbitral. Com isso, a vaga será ocupada pelo Barretos, quinto colocado da Série A-3 deste ano e que inclusive esteve presente na reunião da A-2.

A SÉRIE A-2
Desta forma, os 20 participantes são:

  • Os remanescentes da A-2 de 2015, com Velo Clube, São Caetano, Monte Azul, Batatais, Atlético Sorocaba, Santo André, Guarani, Independente, Mirassol ou Água Santa, Paulista, Rio Branco e União Barbarense.
  • Os rebaixados da série A-1: Portuguesa, Bragantino, Penapolense e Marília.
  • E os time que obtiveram acesso da A-3: Taubaté (campeão), Votuporanguense (vice), Juventus e Barretos.

A matéria completa você confere na edição impressa de terça-feira (10), do Jornal Cidade.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Esportes:

Velo Clube ganha do São José e avança para a semifinal

Alpinista rio-clarense vai ao Everest