Cumprindo tabela e desmotivado, Galo Azul assiste o Novorizontino que, sem esforço, marca dois gols e segue com chances de classificação

Matheus Pezzotti

O Rio Claro FC está no Grupo D, com Corinthians, Red Bull Brasil, Mogi Mirim e Água Santa ou Mirassol
O Rio Claro FC está no Grupo D, com Corinthians, Red Bull Brasil, Mogi Mirim e Água Santa ou Mirassol

A Federação Paulista de Futebol (FPF) realizou no início da tarde desta quinta-feira (5), o sorteio dos grupos para a próxima edição do torneio estadual antes mesmo da definição total do regulamento. Representantes dos 20 clubes iniciaram o congresso técnico na sede da entidade por volta das 11h40.

No encontro inicial, ficou definido apenas o sistema de disputa, o mesmo dos últimos dois anos e o número limite de 28 jogadores por clube, sendo três goleiros e 25 de linha, que poderão ser substituídos mediante apresentação de laudo médico.

Detalhes importantes, como o número de rebaixados e de acessos no ano que vem foram definidos somente após o sorteio, na retomada da reunião. A entidade determinou por volta das 14h, que serão seis times rebaixados e apenas dois acessos vindos da série A-2. Outra mudança será que os clubes não poderão trocar de técnico entre si no decorrer do campeonato.

Um dos participantes, o Água Santa, não pôde ser confirmado no torneio. O sorteio foi feito com um “acesso 4” no lugar que seria do clube de Diadema, em dificuldades para comprovar que poderá mandar jogos em seu estádio, o Distrital de Inamar, que não tem capacidade para 10 mil pessoas. Caso o time seja excluído, o Mirassol, quinto colocado da série A-2 deste ano, entrará em seu lugar.

Também ficou definido que, das vagas nas competições nacionais, três equipes terão vaga na Copa do Brasil e duas na Série D do Campeonato Brasileiro, desde que não esteja disputando as três divisões acima (séries A, B ou C).

SISTEMA DE DISPUTA

A fórmula será a mesma dos últimos dois anos, com quatro grupos de cinco times, com 15 jogos para cada equipe na primeira fase. Os clubes não se enfrentam dentro da própria chave. Classificam-se os dois líderes de cada grupo e são rebaixadas as piores campanhas no geral, independentemente do grupo.

Caso um time que esteja na zona de rebaixamento se classifique, escapará da queda e mandará para a série A-2, o próximo da tabela. As quartas de finais e semifinais serão definidas em jogo único e a final, em partidas de ida e volta.

SORTEIO

Os cinco potes forem distribuídos da seguinte forma: o Pote 1, com os grandes como cabeça de chave (Santos, Palmeiras, São Paulo e Corinthians); do pote 2 ao 4, os demais clubes participantes do último Paulistão, com o Pote 2 ficando com Botafogo, Ponte Preta, XV de Piracicaba e Red Bull Brasil; o Pote 3, com São Bento, Ituano, Audax e Mogi Mirim e o Pote 4, com Linense, São Bernardo, Capivariano e o Rio Claro FC. O Pote 5 ficou composto pelos times que conquistaram o acesso, com Ferroviária, Novorizontino, Oeste e Água Santa.

OS GRUPOS

Desta forma, os grupos ficaram da seguinte maneira:

Grupo A

Santos, Botafogo, São Bento, Linense e Oeste.

Grupo B

Palmeiras, Ponte Preta, Ituano, São Bernardo e Novorizontino.

Grupo C

São Paulo, XV de Piracicaba, Audax, Capivariano e Ferroviária.

Grupo D

Corinthians, Red Bull Brasil, Mogi Mirim, Rio Claro FC e “acesso 4”.

Atualizado às 14h48:

Ficou definido agora há pouco, durante a reunião do Conselho Técnico, que o Paulistão 2016 terá início no dia 31 de janeiro e termina no dia 08 de maio.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.