Divulgação

Dando continuidade aos debates ocorridos em abril, a Unicamp realiza nos dias 27 e 28 de novembro a segunda edição do Fórum sobre Violência contra a Mulher, com as atenções agora voltadas aos múltiplos atores envolvidos nessa temática. O evento terá dois eixos principais: a violência doméstica com foco no homem e nos problemas de desestruturação familiar, e as violências que ocorrem no atendimento obstétrico, incluindo as estratégias de resistência aos desrespeitos nas instituições de saúde.

O primeiro dia de debates do II Fórum sobre Violência contra a Mulher: Múltiplos Atores será composto por duas mesas e uma conferência especial com a deputada estadual Leci Brandão (PCdoB), que tem uma atuação voltada para a defesa dos direitos da mulher na Assembleia Legislativa de São Paulo. A primeira mesa do dia abordará a questão dos “Direitos da Mulher: O Homem Possível”, com palestras sobre o atual estágio de enfrentamento ao problema e sua relação com os temas da masculinidade e da paternidade. À tarde, o foco estará nas “Violências Desveladas”, debatendo questões de gênero e raça na mídia, indicadores sobre violência no Brasil e tráfico de mulheres.

No segundo dia, o evento discutirá o cenário nacional de violência contra a mulher e a Rede Cegonha, criada pelo Ministério da Saúde para assegurar o direito ao planejamento reprodutivo e à atenção humanizada na gravidez e no parto. Também no dia 28 haverá uma mesa temática sobre o parto e o feminino ao longo da história, com visões médicas, antropológicas e legais do problema. Encerrando o encontro haverá uma mesa tratando das estratégias de resistência contra a violência, incluindo o papel das Promotoras Legais Populares, a força das redes sociais e o trabalho do Ministério Público em casos de feminicídio.

O II Fórum sobre Violência contra a Mulher: Múltiplos Atores é uma realização do Fórum Pensamento Estratégico (PENSES), um espaço acadêmico, vinculado ao Gabinete do Reitor, responsável por promover discussões que contribuam para a formulação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento da sociedade em todos os seus aspectos. O PENSES busca prospectar temas e ideias que de alguma forma estejam à frente do tempo, estreitando a relação da Unicamp com a sociedade.

O evento conta com o apoio da Faculdade de Enfermagem, do Departamento de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM) e do Núcleo de Estudos de Gênero – Pagu da Unicamp, além do Fórum pela Humanização do Parto e Nascimento em Campinas, do SOS Ação Mulher e Família e da Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp). Mais informações sobre a programação e inscrições podem ser encontradas no site.

SERVIÇO

Evento: II Fórum sobre Violência contra a Mulher: Múltiplos Atores
Dias: 27 e 28 de novembro de 2014
Horário: 9h às 17h30
Local: Auditório do Centro de Convenções
Endereço: Rua Elis Regina, 139, Cidade Universitária, Campinas (SP)

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.