Josiane Freitas é uma das 90 pessoas que receberam na quinta-feira (8) certificados de conclusão dos cursos de qualificação profissional oferecidos pela prefeitura de Rio Claro em parceria com o governo estadual. Ela fez o curso de assistente administrativo com o objetivo de acrescentar a formação ao seu currículo profissional. “É um aprendizado a mais que vai me ajudar a conseguir um emprego”, afirma.

Assim como ela, Giovanna Bianchini também está buscando qualificação. Com o certificado do curso de técnica em vendas, ela pretende empreender nessa área. “Trabalho com estética e decidi me aprimorar para trabalhar por conta própria”, conta. Além dos cursos de Assistente Administrativo e Técnica em Vendas, também foram entregues certificados para formandos de Atendimento e Recepção.

A cerimônia de formatura contou com a presença do secretário estadual do Emprego e Relações do Trabalho, José Luiz Ribeiro, que enalteceu o trabalho realizado pela prefeitura para viabilizar os cursos no município. “Se a equipe da prefeitura não reivindicasse, esses cursos não teriam sido realizados em Rio Claro”, disse Ribeiro, lembrando aos formandos que todo dia é dia de aprender. “Quem se qualifica fica preparado para aproveitar as oportunidades”, frisou.

O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, agradeceu o apoio do governo estadual em contribuir com o desenvolvimento dos trabalhadores de Rio Claro. “Em nosso trabalho temos procurado dar condições do trabalhador se preparar para conseguir um emprego”, declarou Juninho ressaltando que no ano passado Rio Claro ficou entre as 40 cidades do país que mais geraram vagas. “A qualificação coloca vocês num patamar acima na busca por uma vaga”, disse, cumprimentando os formandos.

Francesco Rotolo, secretário municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico e Planejamento, salientou a importância de investir no desenvolvimento das pessoas para gerar emprego e renda. “Além de atrair empresas para a cidade, estamos preparando os trabalhadores, por meio dos cursos de qualificação, para aproveitarem as oportunidades no mercado de trabalho”, assinalou.

Também participaram da formatura a diretora do PAT de Rio Claro, Renata Murbach; o vereador Geraldo Voluntário; a diretora regional da Sert, Maricy da Costa Baumeyer; e o secretário do Trabalho e Renda de Piracicaba, Evandro Evangelista. O diretor municipal Laerte Tebaldi Filho e Arlete Lima foram homenageados pelo trabalho realizado para viabilizar os cursos na cidade.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.