No último dia 23, o Portal JC relatou o problema enfrentado pelo motorista de aplicativo Carlos Alberto Goulart Pinto, 43 anos. Ele alega que foi multado algumas vezes após a meia-noite enquanto trabalhava, sendo que estão suspensas as autuações relativas ao avanço de sinal vermelho a partir deste horário até as 5 horas.

Em consulta à Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana, a prefeitura esclarece sobre essa questão e outros pontos que envolvem os radares em Rio Claro. Confira!

Jornal Cidade – É permitido avançar o sinal Vermelho após a meia-noite?;

Prefeitura: Sim, é permitido. No período da meia noite até as 5 horas não há processamento de autuações por avanço de sinal em Rio Claro. Essa medida começou em fevereiro para ampliar a segurança dos motoristas durante a madrugada.

JC – Procede a informação de que motoristas estariam sendo multados após esse horário?

Prefeitura – Autuações por avanço de sinal não estão sendo feitas nesse horário. Outras infrações estão sendo autuadas normalmente, como o excesso de velocidade, que é registrado pela fiscalização eletrônica independentemente do período do dia.

JC – Com que periodicidade é realizada a verificação metrológica dos radares no município?

Prefeitura – A verificação é feita pelo Inmetro de acordo com os prazos previstos pela legislação, ou seja, a cada ano para equipamentos metrológicos e a cada dois anos para os não metrológicos.

JC – Caso o motorista considere indevida a notificação, como ele deve recorrer?

Prefeitura – O motorista pode protocolar recurso pelo site da prefeitura (www.rioclaro.sp.gov.br) , clicando no botão “Notificações de trânsito” (canto superior direito). Todo o processo é feito on-line. Quem tiver dúvidas pode ligar para o departamento municipal de Mobilidade Urbana, 3522-1919. O e-mail é [email protected].

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.