Lixo ameaça a Floresta Estadual

Sidney Navas

24112014-73

Não são apenas os incêndios que ameaçam a Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (Feena), o antigo Horto Florestal.  O descarte proibido de lixo e entulho também representa um grande perigo. Nem mesmo as intervenções feitas pelo Poder Público parecem ser suficientes.  Prova disso é que após a limpeza feita no final da Avenida Nossa Senhora da Saúde (que dá acesso a Floresta pelo bairro Vila Bela), uma enorme montanha de sujeira se forma no local. Até mesmo sofás foram jogados sem qualquer cerimônia.

O titular do Departamento de Manutenção e Paisagismo, Sérgio Guilherme, explica que os trabalhos prosseguem, mas de nada adianta se a população não ajudar. “Enquanto não houver conscientização ambiental por parte da população, o problema não vai acabar e só tende a crescer”, salienta.

A prefeitura disponibiliza os serviços de Cata Bagulho/Coleta Seletiva além de seis Eco pontos.  A coleta seletiva, é um sistema de recolhimento de materiais recicláveis, funciona também como um processo de educação ambiental, sensibilizando a comunidade sobre os problemas do desperdício de recursos naturais e da poluição causada pelo lixo. Já reciclagem, além de ser um processo de transformação de um material, gera economia de matérias-primas, água e energia.

Já os Eco Pontos são para o descarte correto de resíduos de construção civil, madeira, telhas, resíduos eletrônicos, pilhas, monitores, móveis velhos, papelão, plásticos, metais e outros materiais. No entanto, mesmo com a oferta destes serviços, algumas pessoas insistem em jogar lixo e demais materiais em ruas, bueiros, rios e terrenos, ocasionando enchentes e desvalorizando a cidade.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Programa combate lentidão na abertura de empresas

Jucielen vence bicampeã nos EUA