Na foto registrada pelo grupo Ecoturismo Rio Claro é possível observar como está a obra no local

Lucas Calore

A reconstrução da ponte sobre o Ribeirão Claro, nas dependências da Floresta Estadual “Edmundo Navarro de Andrade” (Feena), está em andamento. O acesso está interditado há quase um ano e o prazo para entrega da obra era neste mês de abril.

Trabalhos

Segundo informou a Fundação Florestal, órgão ligado à Secretaria Estadual de Meio Ambiente, que é a gestora do antigo Horto de Rio Claro, entre os meses de novembro e janeiro houve um período de chuvas muito acima da média histórica, impedindo qualquer ação estrutural nas pilastras e cabeceiras da ponte.

Após a redução no volume de chuvas, quando se deu início aos trabalhos de restauração, foi descoberto que passavam dutos metálicos de fibra ótica e cabeamento de telecomunicações sob o estrado central da ponte. A retirada deste material não estava prevista no TAC.

Após diversas conversas, a Empresa Vivo responsabilizou-se pela retirada do cabeamento e, com ajuda da empresa Prema, a tubulação e cabeamento foram desviados para uma área lateral ao leito do Ribeirão Claro. Este trabalho foi concluído na madrugada dessa segunda-feira (17).

Agora, a obra da ponte sobre o Ribeirão Claro entra na fase de restauração das cabeceiras propriamente dita. A Prema já tem uma empresa de engenharia contratada, com projeto elaborado para restauração das cabeceiras e colocação da nova estrutura em madeira tratada em autoclave, para posterior forração do estrado. O prazo para conclusão de toda a obra, porém, não foi informado.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Programa combate lentidão na abertura de empresas

Jucielen vence bicampeã nos EUA