Cemitério São João Batista. Foto: Arquivo JC

Estabelecimentos se preparam para receber grande número de visitantes; só no S. J. Batista devem ser em torno de 10 mil

No Cemitério Municipal São João Batista, a previsão da administração é de que cerca de 10 mil visitantes passarão pelo local nesta quinta-feira (2), Dia de Finados. As missas serão celebradas às 7, 9, 11, 14 e 16 horas. No dia de Finados, quinta-feira, todos os portões do cemitério municipal estarão abertos, das 6 às 18 horas.

O trânsito na região do cemitério terá alterações para ampliar a segurança das pessoas que visitarão o local, que terá a presença de vigilantes patrimoniais, agentes de trânsito e guardas civis municipais. O cemitério fica na rua 16 com a Via da Saudade, no Bairro do Estádio.

Ao longo de todo o dia, a prefeitura de Rio Claro colocará linha especial de ônibus circular com carros que terão parada em frente aos cemitérios da cidade.

Para evitar a dengue, não devem ser usados saquinhos plásticos envolvendo arranjos de flores, assim como vasos e pratinhos de plantas, já que as embalagens e recipientes são reservatórios de água e podem ser usados na reprodução do mosquito Aedes aegypti.

Prevenção

Os horários de saída da estação (na Rua 1) serão de hora em hora das 7 às 17 horas. No Cemitério Evangélico, o ônibus passará de hora em hora, a partir das 7h15 até as 17h15. No Memorial Cidade Jardim, os horários serão das 7h30 às 17h30, também de hora em hora. E, no cemitério municipal, passará das 7h45 às 17h45, de hora em hora. Os ônibus terão o seguinte itinerário: Rua 01 (estação), Avenida 6, Rua 6 (Cemitério Evangélico), Rua 6-CJ, Avenida 53-CJ (Memorial Cidade Jardim), Rua 9-CJ, Avenida Presidente Kennedy, Rua 18-BE, Avenida 23, Rua 20, Avenida 19 (Cemitério Municipal) e Rua 1 (estação).

Muitos visitantes ainda se dirigem aos túmulos de pessoas às quais a tradição popular atrai milagres, como no caso de Abigair Ferreira de Souza, conhecida como “A Milagreira Moça de Branco”, Pai Pedro Benedito, Boiadeiro e o menino Arlindo Bioto

Memorial Cidade Jardim

No Memorial Cidade Jardim (antigo Cemitério Parque das Palmeiras) os portões estarão abertos nesta quinta-feira (02) entre 7h30 e 17h30. O dia será marcado por celebrações religiosas e ações voltadas para a saúde e bem-estar dos visitantes. Localizado no bairro Jardim Residencial Copacabana, o cemitério terá duas missas ao longo do dia: às 10 horas, com o Padre Almarinho e às 15 horas, com o Padre Jorge Pinheiro.

A necrópole terá, ainda, um esquema especial montado para acolhimento e auxílio aos visitantes na busca dos jazigos. Em parceria com empresas que integram o clube de benefícios do Grupo Zelo, haverá um ponto de atendimento para cuidados com a saúde, como aferição de pressão de forma gratuita.

Homenagens

Além das tradicionais flores, que nesta data cobrem de cores os gramados do cemitério, aqueles que quiserem fazer uma homenagem extra aos seus entes falecidos terão a “Árvore da Homenagem”. Trata-se de um espaço onde os visitantes podem escrever mensagens dedicadas aos seus entes queridos e prendê-las aos galhos. A iniciativa permite ao visitante não só expressar seu carinho e agradecimento àquele que partiu, mas também eternizar em palavras suas memórias. O Memorial fica Avenida 53 particular, 125, Jd. Res. Copacabana.

Cemitério Evangélico

No Cemitério Evangélico, o culto será celebrado pelo pastor Eldo Krugner às 8h30. Segundo a administração do local fundado em 1863, cerca de mil visitantes costumam passar pelo cemitério no Dia de Finados. O Evangélico tem cerca de mil sepulturas e está localizado na Avenida 23 entre as Ruas 6 e7.