O Homem da Meia-noite é um documentário experimental e poético centrado na história do artista Jefferson Lopes, ator e diretor, que completa 40 anos de carreira no teatro este ano. O filme vai estrear com sessão gratuita no Casarão da Cultura nessa sexta-feira (21), às 20 horas.

Por meio da recuperação de parte do material de arquivo pertencente ao acervo pessoal de Jefferson, o documentário dirigido por Diego Mazutti traz em sua forma elementos do cinema experimental, recriando a jornada do protagonista em uma articulação biográfico-poética.

Jefferson Lopes é um artista que exalta a paixão pelo teatro, pelos seus mestres e companheiros. Com entusiasmo em suas aulas ou ensaios, fala sobre os aprendizados e vivências no teatro ao lado de grandes artistas, seja em turnês internacionais ou em produções realizadas nas pequenas cidades do interior.

“O Homem da Meia-noite” enfatiza a dimensão humana e sensível de um artista apaixonado pelo seu trabalho, que promove encontros em torno da arte e cultura no nosso país.

A exibição do documentário à população rio-clarense pretende fomentar as práticas cinematográficas já tradicionais na região com uma obra singular, reverenciando os temas ligados à arte e cultura popular, perpassando questões ligadas à política e à educação.

Um dos objetivos do projeto é propiciar aos espectadores uma fruição estético-reflexiva sobre o fazer artístico e as tradições do teatro nas cidades do interior de São Paulo.

A estreia tem o apoio da prefeitura de Rio Claro por meio da Secretaria de Cultura. O Casarão da Cultura fica na Avenida 3, 568, Centro.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.