O rio-clarense segue em busca de uma vaga para as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016

Matheus Pezzotti

O rio-clarense segue em busca de uma vaga para as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016
O rio-clarense segue em busca de uma vaga para as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016 (arquivo pessoal)

Na próxima segunda-feira (14), Filipe Fuzaro disputa o Campeonato Mundial de Tiro ao Prato em Lonato del Garda, na Itália. O rio-clarense segue em busca de uma vaga para as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, na fossa double, e esta será sua última chance de disputar os Jogos Olímpicos pela segunda vez.

O Brasil conta com 11 atletas neste mundial. Em quatro das cinco provas, o país conquistou a vaga olímpica por ser sede. A única prova que a Federação Internacional de Tiro não contemplou o Brasil foi justamente a fossa double.

Desta forma, Filipe e os demais brasileiros precisam ficar entre os dois melhores, ou abaixo de atletas que já possuem vaga, para estarem no Rio 2016. “A fossa double é a única que ainda está sem vaga. Pode ser que, após esta prova, o Comitê Olímpico conceda essa vaga, mas em disputa esta será a última chance”, explica Fuzaro.

Desde 2013, houve mudanças no tiro esportivo e na nova maneira de disputa os seis melhores garantem vaga na semifinal com a pontuação zerada e, depois, os quatro melhores disputam a final, novamente com a pontuação zerada, sendo dois duelos, o primeiro contra o segundo para a disputa da medalha de ouro, e o terceiro contra o quarto colocado para a disputa do bronze.

A qualificação mudou de três séries de 50 pratos para cinco séries de 30 pratos, além do aumento da dificuldade com um lançamento aleatório para determinar a combinação dos pratos que serão lançados de três pontos diferentes.

“Treinei muito para essa prova e intensifiquei os treinos na última semana. É a última chance para disputar as Olimpíadas. Muitos atiradores já possuem a vaga então vai depender da classificação final para saber se estarei em minha segunda Olimpíada”, finaliza Filipe, atual número 48 do ranking mundial, que tem apoio da Secretaria Municipal de Esportes (Seme), da Confederação Brasileira de Tiro Esportivo (CBTE), da Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC).

Sua prova será às 8h da manhã (na Itália) e o resultado pode ser acompanhado, em tempo real, pelo site da Federação Internacional: http://www.issf-sports.org.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.