Matheus Pezzotti

Filipe Fuzaro, que já disputou os Jogos Olímpicos de Londres, agora fica na expectativa de disputar sua segunda Olimpíada
Filipe Fuzaro, que já disputou os Jogos Olímpicos de Londres, agora fica na expectativa de disputar sua segunda Olimpíada

Na última segunda-feira (14), Filipe Fuzaro disputou o Campeonato Mundial de Tiro ao Prato em Lonato del Garda, na Itália. O rio-clarense segue em busca de uma vaga para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, na fossa double, e esta foi sua última chance de, em disputa, garantir vaga olímpica.

Depois das cinco séries de 30 pratos, Filipe acertou um total de 126 pratos (23, 27, 23, 27 e 26), ficando em 43º lugar. Os outros dois brasileiros tiveram posições melhores. Sandro Santin, com 131 acertos, ficou em 26º lugar, e Fernando Graça, com 129, na 32ª colocação.

Em quatro das cinco provas do Mundial, o Brasil conquistou a vaga olímpica por ser sede. A única prova que a Federação Internacional de Tiro não contemplou o país foi justamente a fossa double. Filipe e os demais brasileiros precisavam ter ficado entre os dois melhores, ou abaixo de atletas que já possuem vaga, para estarem no Rio 2016.

Mas, apesar de ter ficado atrás dos compatriotas, Filipe comentou que, pelos critérios da Confederação Brasileira de Tiro Esportivo (CBTE), ficará com a vaga para o Rio 2016. “Fui muito mal, mas meus outros resultados em Copas do Mundo me dão direito à vaga se o Brasil a receber na fossa double. Caso tiver a vaga, ela será minha pelos critérios da CBTE. Fui o melhor brasileiro nas Copas do Mundo e Mundiais nesta temporada. Acho que o comunicado deve acontecer daqui a uns dois meses”, afirma.

O campeão foi Vasily Mosin, da Rússia, e o vice foi o britânico Tim Kneale, e a medalha de bronze e a segunda vaga para o Rio 2016 ficou com Ahmad Alafasi, do Kuwait. Como Mosin já tem vaga olímpica, Kneale, além da medalha de prata, ficou com a outra vaga do campeonato para o Rio 2016.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Esportes:

Jucielen vence bicampeã nos EUA