A catarata é a maior causa reversível de cegueira entre os brasileiros. A doença deixa a lente natural do olho opaca, dificultando o foco da imagem pela retina. Suas causas englobam diversos fatores, estando associada à nutrição, diabetes, infecções, traumatismos, envelhecimento, entre outras.

Atualmente, em Rio Claro, existem 283 pacientes na fila de espera pela cirurgia: “A pandemia foi um dos fatores que fizeram essa nossa fila aumentar, já que em períodos mais críticos as cirurgias eletivas foram suspensas. A retomada aconteceu mas de uma forma lenta para a demanda do município. Por isso, na última semana estive em uma reunião com a diretora regional de saúde, em Piracicaba, para solicitar o aumento da oferta de vagas para esses procedimentos”, afirmou o diretor do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Rio Claro, Dr. Glaucos Paraluppi.

Em média, Rio Claro tem uma oferta de 15 a 20 procedimentos por mês, mas esse número não tem sido suficiente para diminuir a espera, já que novos casos aparecem. Neste mês de maio estão sendo atendidos os pacientes que entraram na fila de espera em agosto do ano passado, ou seja, nove meses de espera.

“Nesta reunião foi nos repassado que a partir do próximo mês teremos direito de 50 a 60 vagas para cirurgias de catarata a serem realizadas tanto no Hospital Regional de Piracicaba quanto no AME de Piracicaba”, finalizou o diretor.

O assunto a respeito da longa fila para as cirurgias se tornou público há poucos dias quando o vereador Serginho Carnevale (União Brasil) abordou o tema durante sessão na Câmara Municipal. O parlamentar teve um requerimento de sua autoria aprovado pelos vereadores em que solicita à DRS para que os pacientes de Rio Claro sejam atendidos. Ainda, que o município seja atendido conforme critério da proporcionalidade, de forma a atingir, de forma justa, a expectativa dos munícipes que se encontram na fila de atendimento.

Procedimento

A cirurgia em si é um procedimento seguro, prático, de baixo risco e indolor. Demora entre dez e 20 minutos.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.