FIIK - Festival começa com workshop às 14 horas; a primeira sessão de curtas da categoria ficção está prevista para as 20 horas

Lourenço Favari

FIIK - Festival começa com workshop às 14 horas; a primeira sessão de curtas da categoria ficção está prevista para as 20 horas
FIIK – Festival começa com workshop às 14 horas; a primeira sessão de curtas da categoria ficção está prevista para as 20 horas

A sétima edição do Festival Internacional de Cinema Independente Kino-Olho (FIIK 2015) tem início nesta quinta-feira (3) e prossegue até domingo (6) no Centro Cultural Roberto Palmari. A programação conta com exibição de filmes, realização de palestras e workshops. Todas as atividades são gratuitas.

Em entrevista, a diretora do evento, Fernanda Tosini, declarou que o objetivo da atividade é a formação de público para o cinema. “Nas palestras e workshops, sempre tenho a preocupação de relacionar o cinema com um segundo tema, em função de trabalharmos com formação de público”, explica.

Programado para acontecer às 14 horas desta quinta-feira (3), o workshop “O Caso do Roteiro na Literatura, no Cinema e na Televisão, será ministrado por Cristiane Guzzi, que é doutora em Relações Intersemióticas pela Unesp-Araraquara, além de atuar como pesquisadora responsável do Los Angeles Brazilian Film Festival (LABRFF).

No mesmo dia, às 20 horas, serão exibidos na 1ª Sessão Ficção os filmes “Marina não vai à praia”, “O lugar mais frio do Rio”, “Sailor”, “Entre nós”, “Entre gente”, “10-05-2012” e “O homem do terno preto”.

SEXTA

Na sexta (4), às 14 horas, acontece o workshop “De um Filme a Outro”, realizado pela doutora em cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle.

A 2ª Sessão Ficção começa às 21 horas e exibe os curtas “A tenista”, “O clube”, “Achados e perdidos”, “Edifício Tatuapé Mahal”, “O bom comportamento” e “Ensaio sobre minha mãe”.

SÁBADO

Às 14 horas deste sábado (5), ocorre a palestra “Cinema e Infância”, por César Pereira Leite, que é Pós Doc pela Flacso Argentina e pela Universidade Madrid. A Sessão Documentário está prevista para as 20 horas. Os filmes em cartaz são: “Distopia”, “A farra do boi Mamão”, “Malha”, “Desfile”, “Virgindade”, “De repente, Bárbara”, “No war”, “Retrato de Dora” e “A clave dos pregões”.

DOMINGO

No domingo (6), Daniel Mittmann, que é formado em educação, especialista em sociologia e mestre em educação, será responsável pela palestra “As Possibilidades da imagem nas Aulas de Filosofia”, também às 14 horas. O Panorama Kino-Olho, que vai apresentar produções do grupo de cinema rio-clarense, acontece no domingo (6), a partir das 20 horas. “São filmes de destaque do Kino-Olho, que já foram exibidos ou selecionados em festivais. Vamos realizar a estreia do nosso mais novo trabalho ‘O homem é eterno através de sua própria obra’, além de fazer nova exibição de ‘Command action’”, finaliza a responsável pelo festival, ao destacar o empenho e o profissionalismo da equipe de organização.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Notícias:

Programa combate lentidão na abertura de empresas

Brasil: número de mortes por ataques de cães cresce 27%