Programação na Capela de Santo Antônio conta com bênçãos do bolo e de pães, missa campal e procissão em louvor ao padroeiro

Adriel Arvolea

Hoje é Dia de Santo Antônio. Celebrado anualmente em 13 de junho, as orações dos fiéis e devotos se voltam para um dos santos mais populares entre os brasileiros e portugueses, que teve uma vida itinerante na santa pobreza e em defesa e proteção da família.

Apesar de não ter em seus sermões nada específico sobre casamentos, também é conhecido como ‘santo casamenteiro’. Mas, por quê? Quem responde à questão é Ivan Marafon, voluntário da Capela de Santo Antônio em Rio Claro.

Santo Antônio conheceu a família dos Franciscanos, encantou-se pelo testemunho dos mártires no Marrocos e levou uma vida itinerante na santa pobreza. Um dos grandes santos do Catolicismo, morreu em 13 de junho de 1231.

“O que se tem conhecimento neste sentido é que uma portuguesa queria arrumar um namorado. Certa vez, adquiriu uma imagem de Santo Antônio e a colocou em sua casa. Fazia suas orações e pedidos pessoais, tanto que queria arrumar um namorado. Como não o conseguia, ficou brava e jogou a imagem pela janela, que acabou acertando a cabeça de um homem que passava na rua. Nesse incidente, acabaram se conhecendo e casando”, explica.

Coincidência ou não, os devotos ao santo têm programação especial nesta terça na capela, onde são esperadas cerca de três mil pessoas. Confira a programação:

Dia 13 de junho: missa em louvor com o tema: Servo devoto de Maria

Abertura da capela: 8h

Bênção do bolo: 9h

Bênção dos pães: 12h e 15h

Entrega do bolo até as 15h

Procissão e missa campal: 18h30

Dia 17 de junho: missa às 19h e encerramento da quermesse.

Endereço: Rua P-4, entre avenidas P-23 e P-25, Vila Paulista.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Notícias:

Programa combate lentidão na abertura de empresas

Brasil: número de mortes por ataques de cães cresce 27%