Wagner Gonçalves

O importante, conforme a nutricionista Juliana Chiodini, é se atentar às quantidades consumidas (Imagem: Reprodução)
O importante, conforme a nutricionista Juliana Chiodini, é se atentar às quantidades consumidas (Imagem: Reprodução)

Para receber os convidados em casa, os preparativos para o Natal incluem desde a decoração de árvores de Natal, como também do traje adequado à ocasião, mas um dos detalhes mais importantes é a mesa que será posta. O cardápio das ceias e almoços pode unir saúde e bom paladar, sem que ninguém seja privado das iguarias desta época do ano.

A nutricionista Juliana Soave Chiodini destaca a importância dessa tradição, dizendo que se deve, sim, ser valorizada, mas com alguns cuidados no que diz respeito à quantidade das refeições, em especial para pessoas que apresentam restrições alimentares, como os hipertensos e diabéticos. “Mesmo assim, a ceia pode ser farta, pois não faltam receitas light nos blogs e sites”, destacou Juliana.

Ela explica que o ideal é evitar ou, pelo menos, consumir pouca quantidade de embutidos, frituras, gorduras das carnes, temperos prontos. Nesses casos, Juliana sugere substituí-los por chester, peru, lombo assados sem pele, além de utilizar temperos naturais como sal marinho, cebola, alho, cheiro-verde, manjericão, tomilho, hortelã e orégano.

Alguns detalhes simples, porém importantes, podem ser observados, como iniciar a refeição com saladas, composta por folhas, legumes e até frutas, pois ela destaca que, “as fibras estimulam a mastigação, a saciedade e até o controle glicêmico”. Nas refeições, é preferível substituir o creme de leite, por suco de laranja ou vinho ou molho de tomate, que pode ser um benefício aos intolerantes à lactose.

Cardápio para as ceias

Para os que não possuem problemas de saúde, mas gostam de cuidar da alimentação é possível optar por alimentos ricos em nutrientes. A nutricionista Juliana Soave Chiodini dá algumas opções:

  • Antepasto de berinjela e abobrinha assados;
  • Salada com folhas e legumes (dica para o preparo: salada de folhas verdes + tomate cereja + manga + nozes + azeitonas pretas);
  • Salada de lentilha (dica para o preparo: tomate, cenoura ralada, cebola, cheiro verde, azeitona verde picada);
  • Arroz ou batata (dica para o preparo: arroz com amêndoas ou batata doce e mandioquinha cozidas e assadas);
  • Peru ou Lombo ou peixe assados;
  • Salada de frutas com champanhe ou pêssego em calda com iogurte frozen.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.