Pacientes reclamam do tempo de espera para atendimento na UPA. Procura nas unidades aumentou com casos de dengue

Da Redação

Com o surto de dengue que atinge o município é preciso ficar atento ao funcionamento das unidades de saúde no feriado prolongado. Os postos de saúde estarão fechados na segunda e terça-feira, assim como as demais repartições públicas.

Quem precisar de atendimento médico deve recorrer aos plantões que serão oferecidos no Pronto-Atendimento do Cervezão e na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA 24 horas).

Com o aumento no número de casos suspeitos, a demanda por atendimento cresceu nas unidades de saúde. Com parte da estrutura fechada, se houver muita demanda, pode haver fila e demora no atendimento.

A Fundação Municipal de Saúde não divulgou nenhuma orientação específica, apenas disse que o atendimento seria feito nessas duas unidades durante o feriadão. O PA do Cervezão fica na Rua M-9, número 66, telefone 3533-7272, e a UPA na Avenida 29, entre as ruas 12 e 13, Bairro do Estádio. O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) também atende emergências pela linha 192.

Em nota divulgada na quinta-feira, a Fundação de Saúde disse que “a população deve saber que o procedimento mais importante em caso de suspeita de dengue é seguir as orientações médicas, que são: repouso absoluto, beber muito líquido e tomar os medicamentos indicados pelo médico na consulta”.

Quem vai viajar também deve ficar atento para que sua casa não se torne um criadouro do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. A bióloga Kátia Kurado Nolasco, coordenadora do Programa Municipal de Combate à Dengue, orienta para que sejam vistos e eliminados todos os prováveis focos. “As pessoas devem verificar seus quintais e se há vasilhas destampadas, pneus, vasos com água, enfim, tudo que possa acumular água e gerar larvas do mosquito.”

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.