Tradicional desfile cívico acontece em volta do Jardim Público a partir das 9h

Da Redação

Tradicional desfile cívico acontece em volta do Jardim Público a partir das 9h
Tradicional desfile cívico acontece em volta do Jardim Público a partir das 9h

Neste dia 24 de junho o município de Rio Claro comemora 188 anos. Confira abaixo a programação gratuita para todo o dia do feriado e aproveite com a sua família e amigos.

DESFILE CÍVICO

Rio Claro realiza nesta quarta-feira (24), a partir das 9 horas, desfile em homenagem ao aniversário da cidade. Como acontece tradicionalmente, o desfile congrega vários representantes da comunidade rio-clarense. O tema geral do desfile é a Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade.

São esperadas mais de 1700 pessoas desfilando na quarta-feira, em torno do Jardim Público. Tiro de Guerra, Polícia Militar, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil, Polícia Civil, Defesa Civil, secretarias da administração municipal, escoteiros, bandeirantes, clubes de serviço, grupo de teatro, Guarda Mirim e muitas outras entidades participam do desfile. Além disso, haverá escolas da rede particular e da rede estadual.

Zoonoses e animais no Jardim Público

Atividade de interesse didático e de saúde pública acontece nesta quarta-feira (24), a partir das 9 horas, no Jardim Público, quando o Centro de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde estará expondo algumas espécies consideradas peçonhentas como cobras, escorpiões e aranhas.

A veterinária Amanda Borotti e a bióloga Milene Weissman irão explicar os cuidados com esses animais e farão a distribuição de folhetos ressaltando a importância de se adotar cães e gatos com responsabilidade, campanha desenvolvida permanentemente pelo CCZ para que a pessoa tenha consciência de sua responsabilidade ao adotar um animal.

>>> Confira o abre e fecha do feriado

A participação do Centro de Controle de Zoonoses faz parte do evento organizado pela Diretoria de Proteção Animal da Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Sepladema), que neste dia 24, realiza a campanha “De gelado, já basta o focinho” para arrecadar cobertores e roupas aos animais do Canil Municipal.

Exposições no Shopping Rio Claro

O visitante do Shopping Rio Claro terá a chance de conferir entre junho e julho duas exposições de fotografias. A primeira já está aberta e reúne imagens produzidas pelo fotógrafo Ricardo Bortolin, que formam um roteiro de um soldado chamado Josué Carter, que perde a vida no campo de guerra ao lado de um amigo. A trama vai virar filme, segundo o autor.

Já o clube da fotografia Photo & Prosa homenageará as profissões e ofícios tradicionais de Rio Claro, com registros fotográficos de seus associados, na Exposição Antigas Profissões de Rio Claro, que ficará aberta até o dia 20 de julho.

Fotógrafos amadores e profissionais tiveram a liberdade de registrar o cotidiano das profissões que fazem parte da história da cidade, como relojoeiro, sapateiro e ferreiro. Cada um teve liberdade de escolher a profissão e dar sua própria visão à mesma. A visitação é gratuita e pode ser feita no horário de funcionamento do Shopping Rio Claro.

Originais do Samba no Jardim Público

A Prefeitura e o Sindicato do Comércio Varejista de Rio Claro juntamente com o Sesc Piracicaba realizam o show do conjunto “Os Originais do Samba”, na quarta-feira (24), às 20h, no Jardim Público. A entrada é gratuita.

Espetáculo Brasilidade no Shopping Rio Claro

O Shopping Rio Claro será palco do espetáculo Brasilidade da Orquestra Filarmônica de Rio Claro no dia do aniversário da cidade, às 17h na Praça de Alimentação. O espetáculo é realizado por meio da lei de incentivo à cultura do Estado de São Paulo – Proac (Programa de Ação Cultural). A entrada é gratuita.

A apresentação tem um cantor-narrador e as canções relembram os costumes regionais do país. Além disso, a Orquestra contará com instrumentos de ambos os gêneros, como violino, viola e violoncelo em conjunto com pandeiro, triângulo e zabumba.

A proposta é construir uma sonoridade híbrida que possa atrair a atenção do público para as grandes formações instrumentais, quebrando, desta forma, o paradigma em relação à música de concerto.

Sertanejo na Praça

O público poderá ouvir também um vasto repertório de música sertaneja, com o show Sertanejo na Praça, que se realizará das 15 às 20 horas na Praça Silvio Cassavia, na Rua 14 com Avenida 12, no bairro Claret.

Samba, clássicos da MPB e canções sertanejas que vertem romantismo, evocam cenas e costumes do campo estarão, portanto, se alternando nos palcos da cidade durante a tarde e noite, contemplando todas as preferências musicais.

O espetáculo Sertanejo da Praça deverá reunir 20 duplas de Rio Claro e região, informa o organizador do evento, Ravelli.  Todos os eventos citados são gratuitos.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.