Gestão Alckmin diz, via assessoria, que “o Governo trata de assuntos dessa natureza no âmbito interno da administração estadual”

Carine Corrêa

Gestão Alckmin diz, via assessoria, que “o Governo trata de assuntos dessa natureza no âmbito interno da administração estadual”
Gestão Alckmin diz, via assessoria, que “o Governo trata de assuntos dessa natureza no âmbito interno da administração estadual”

Em vista dos recentes acontecimentos na Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (Feena), uma carta aberta foi encaminhada ao governador Geraldo Alckmin na última quarta-feira (14), criticando a atual gestão da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA).

A carta assinada por ex-diretores do Instituto Florestal (IF), entre eles José Luiz Timoni, menciona que os fatos “graves havidos em relação ao titular do meio ambiente, senhor Ricardo Salles, atentam contra a estabilidade do sistema de meio ambiente desta unidade de federação, a qual tem mais de um século de vida”. O documento ainda solicita a nomeação de uma Comissão de Alto Nível para respaldar o governador quanto ao assunto. Questionado sobre o problema, a assessoria de imprensa do governador encaminhou a seguinte nota: “O Governo do Estado trata de assuntos dessa natureza exclusivamente no âmbito interno da administração estadual”.

Contrariando todas as evidências de que deve ocorrer o corte de árvores em área de 100 hectares na Feena, a SMA afirma que, por ora, não há cortes na floresta. “Por ora, não esta confirmado nenhum corte no local”, afirmou via assessoria de imprensa. Vale lembrar que o MP encaminhou uma recomendação administrativa à pasta para não realizar o corte. A Comissão de Meio Ambiente da OAB também encaminhou um ofício à pasta.

O que diz um especialista?

“O desmatamento da área será não somente a retirada de eucaliptos, mas de toda uma massa vegetacional representada pela mata secundária, que se compõe de espécies da flora nativa da região (a mata secundária formou-se após o plantio e o crescimento dos eucaliptos, a partir do banco de sementes contido no solo). Trata-se de um impacto severo sobre uma área de recuperação, o qual acarretará perda de biodiversidade com consequências nítidas sobre a fauna da Floresta Estadual”, afirmou o pesquisador Dener Toledo Mathias, doutor em Geografia pela Unesp de Presidente Prudente.

Juninho da Padaria (DEM)

Questionado sobre o corte na Feena, o prefeito eleito disse ao JC que é “necessário serem discutidos os prós e os contras da medida”. Confirmou ainda que esteve recentemente com o secretário Ricardo Salles, que foi “solícito às questões apresentadas”.

Juninho da Padaria disse ainda que a decisão do corte de árvores na área de 100 hectares da floresta é uma questão de caráter mais técnico do que político.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.